Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

272 atletas gaúchos participam dos Jogos Escolares da Juventude em Blumenau

Publicação:

JEJ2019
Jogos Escolares da Juventude ocorrem de 16 a 30 de novembro de 2019, em Blumenau (SC) - Foto: Ascom/SEL

Nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecem de 16 a 30 de novembro de 2019, em Blumenau (SC), o Rio Grande do Sul estará representado por 272 atletas de escolas particulares e públicas, que integram a delegação gaúcha apoiada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). Nessa etapa nacional do JEJ, a equipe do RS disputa nas modalidades coletivas (vôlei, futsal, basquete e handebol) e nas modalidades individuais (ginástica rítmica, judô, badminton, atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, vôlei de praia e ciclismo). A abertura do evento, que ocorrerá no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz-Galegão de Blumenau, no dia 16 de novembro à noite, contará com a presença do secretário da SEL, João Derly.

Competem pelas modalidades coletivas as seguintes instituições: Escola Estadual Senhor dos Caminhos, de Tapejara (futsal juvenil masculino); Colégio Gusch, de São Leopoldo (handebol juvenil feminino); Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado (basquete infantil e juvenil masculino); Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul (basquete infantil e juvenil feminino); Colégio Sinodal, de São Leopoldo (vôlei infantil e juvenil masculino); Colégio Martin Luther, de Estrela (vôlei infantil e juvenil feminino); Colégio Franciscano Sant’Anna, de Santa Maria (futsal infantil masculino) e Instituto Estadual de Educação Cristovão de Mendonza, de Caxias do Sul (futsal juvenil feminino).

Nas categorias individuais, as modalidades competem com os seguintes números de atletas: judô (30), natação (28), xadrez (04), ginástica rítmica (06), tênis de mesa (06), vôlei de praia (04), atletismo (40), badminton (06) e ciclismo (02).

Os Jogos Escolares da Juventude, considerada a maior competição estudantil do Brasil, são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nessa edição, Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes, entre 12 a 17 anos, para a disputa de 14 modalidades. O JEJ reúne anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. 

Secretaria do Esporte e Lazer