Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

61 atletas representam o RS nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Publicação:

PARALIMPÍADAS2019
João Derly acompanha a abertura oficial do evento, às 19h, na próxima terça-feira (19), em São Paulo - Foto: Ascom/SEL

61 atletas do paradesporto embarcam para São Paulo na próxima segunda-feira (18) para representar o Estado nas Paralimpíadas Escolares 2019. Entre atletas, dirigentes e técnicos a delegação gaúcha totaliza 91 participantes. As Paralimpíadas Escolares 2019 serão realizadas entre os dias 18 e 23 de novembro de 2019, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). O Secretário do Esporte e Lazer, João Derly acompanha a abertura oficial que ocorre no dia 19 de novembro às 19horas.

A secretaria do Esporte e Lazer (SEL) é responsável por realizar o Campeonato Paradesportivo Estudantil do RS (Paracergs), seletiva estadual que classifica os alunos para o evento. Além da realização do Paracergs, o governo do Estado, através da SEL, disponibiliza o transporte aéreo para a delegação gaúcha, com recursos da Lei Pelé. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizador do evento, paga hospedagem e alimentação. Das doze modalidades do campeonato, o Estado participa em sete (atletismo, bocha, tênis de mesa, natação, futebol PC, basquete em cadeiras de rodas 3x3, parabadminton).

A finalidade das Paralimpíadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Participam alunos de instituições de ensino públicas e privadas, com idade de 12 a 18 anos, em times feminino e masculino. A 21° edição das paralimpíadas conta com 12 modalidades (bocha, tênis de mesa, atletismo, goalball, judô, natação, futebol PC, basquete em cadeiras de rodas 3x3, parabadminton, futebol de 5 e vôlei sentado).

Secretaria do Esporte e Lazer