Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Alunos de quatro escolas do RS se classificam para etapa nacional dos jogos da juventude

Publicação:

equipe de basquete do Maua?
Técnico Soares e equipe feminina de basquete do Colégio Mauá, de Santa Cruz, comemoram vaga na etapa nacional - Foto: Ascom / SEL
Por Divulgação Ascom/SEL

Das sete equipes formadas por alunos de escolas estaduais e particulares do Rio Grande do Sul que representaram o Estado na Regional Sul dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Cascavel (PR), quatro garantiram vaga para a etapa nacional da competição que irá ocorrer em Blumenau (SC) entre 16 e 30 de novembro. 

As equipes classificadas foram as seguintes:

- Futsal feminino juvenil: Instituto Estadual de Educação Cristóvão Mendoza, de Caxias do Sul

- Futsal masculino infantil: Colégio Franciscano Sant'Anna, de Santa Maria

- Basquete feminino juvenil: Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul

- Handebol feminino infantil: Colégio São Domingos, de Torres

Além dessas quatro equipes, outros nove times de modalidades coletivas já haviam conquistado as vagas para a etapa nacional durante a seletiva de 2018, em Natal (RN). As classificatórias das modalidades individuais estão ocorrendo em várias cidades do Estado. Aproximadamente 287 representantes gaúchos farão parte da delegação na etapa nacional.

time handebol Torres2
Atletas de handebol do Colégio São Domingos, de Torres, foram vitoriosas - Foto: Ascom / SEL

Diversos ginásios de Cascavel (PR) sediaram as disputas da Regional Sul entre 2 e 6 de setembro, que contaram com 75 alunos representantes do Rio Grande do Sul. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) apoia a participação das equipes, por meio da coordenação e transporte da delegação, com recursos da Lei Pelé.

O professor e técnico da equipe de basquete feminino do Colégio Mauá, Reginaldo da Silva Soares, destaca a importância da classificação para a etapa nacional: “Estamos muito felizes com essa conquista, eu e as meninas saímos estimulados a continuar o trabalho. Elas treinaram muito e levam o esporte muito a sério", afirmou.

Embora a equipe do handebol masculino juvenil do colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul, não tenha se classificado, o professor e técnico do time, Juliano de Lazzer Cardoso, destaca o legado da disputa: "Independentemente do resultado, esse momento é importantíssimo para eles pois, além da experiência de representar o Estado em uma competição, a participação serviu de exemplo. Já temos outros meninos e meninas querendo se dedicar a modalidade com foco nos jogos escolares. Estou muito satisfeito e saio daqui muito motivado”, explicou.

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE3
Etapa nacional da competição irá ocorrer em Blumenau (SC) entre 16 e 30 de novembro - Foto: Ascom / SEL

O Secretário do Esporte e Lazer, João Derly, parabenizou as equipes gaúchas pela atuação: “Fiquei muito feliz com os resultados alcançados pelos alunos que representaram o Rio Grande do Sul. Sei da importância desse momento para esses jovens e parabenizo todos os participantes que já são campeões. Estaremos participando da etapa nacional na torcida por mais medalhas e momentos importantes para a vida desses atletas”, afirmou.

A classificação para a etapa regional ocorre por meio das classificatórias do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) e dos Jogos Escolares do Rio Grande Sul (Jergs), organizados pelas secretarias do Esporte e Lazer e da Educação (Seduc), respectivamente.

Cergs

Organizado pela SEL, o Cergs é direcionado aos alunos da rede privada gaúcha. É dividido entre 12 modalidades esportivas, masculinas e femininas. Nas modalidades coletivas estão o basquete, futsal, handebol e vôlei. Nas individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Jergs

Os jogos são promovidos pela Seduc e organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional. Executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com prefeituras e a comunidade escolar gaúcha, as disputas envolvem escolas públicas (estaduais, municipais e federais) do RS. Entre as modalidades estão atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol, xadrez e bocha olímpica.

Secretaria do Esporte e Lazer