Ceers aprova minuta do Plano Estadual do Esporte e Lazer

Reunião do Ceers - Foto: Chico Santana

O Conselho Estadual de Esporte do RS (Ceers), em reunião realizada nesta quarta-feira ( 22), aprovou a minuta do Plano Estadual do Esporte e Lazer, que agora deverá ser encaminhada como um projeto de lei para apreciação e aprovação pela Assembleia Legislativa do RS. Durante o encontro, que foi presidido pelo secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, foram analisadas as demandas apresentadas pelos segmentos esportivos dos diversos polos regionais do Estado.

A criação do Plano Estadual do Esporte e Lazer, que está sendo implementada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), tem como objetivo traçar metas e diretrizes para os próximos dez anos na área esportiva do Estado, com ações focadas em educação, inclusão, saúde, lazer, rendimento e alto rendimento. Elaborado a partir das conferências regionais e da Conferência Estadual do Esporte e Lazer, que ocorreu em agosto de 2021, o plano reúne as demandas de cada região do RS.

Como melhoria para o segmento esportivo, o plano propõe que o esporte possa ser visto de forma diferente pelos gestores nos próximos dez anos. Os principais pilares são a valorização do profissional de Educação Física como ministrante das práticas esportivas, viabilizando a iniciação esportiva com qualidade; o investimento em estruturas escolares, de forma a fomentar a prática do esporte desde à base; e o foco na saúde e no lazer, de maneira a proporcionar à sociedade locais públicos que possam ser utilizados com segurança para a prática esportiva.

O plano gaúcho para o esporte também prevê assegurar, em até 10 anos, que 80% dos alunos da Educação Básica estejam matriculados em escolas com acesso à infraestrutura esportiva, destaca o titular da SEL. “ Pois se identificou que esse é um grande desafio a ser enfrentado. As estratégias que abordam a questão das escolas passam, sobretudo, pelo estímulo ao empenho das instituições de ensino a dar condições para que todos os alunos da Educação Básica pratiquem atividade física, ao menos, três vezes por semana”, complementa Danrlei.

Ainda tem como proposta que todas as novas escolas construídas tenham, no mínimo, uma quadra poliesportiva e que sejam destinadas verbas para academias ao ar livre, pistas de caminhada e ginásios esportivos.

Também a inclusão se faz presente nas 5 diretrizes existentes no Plano Estadual do Esporte e Lazer. Desde ter uma cadeira no Conselho Estadual do Esporte e Conselho Municipal do Esporte até ações de acessibilidade aos espaços públicos destinados à prática esportiva.

O plano busca o apoio por parte das empresas aos projetos do Pró-Esporte RS, que atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que concede incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados pelo programa; e pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, por meio de editais. Bem como, a adoção de uma área esportiva para manter ativa.

Pela SEL, além do secretário Danrlei de Deus, integram o Ceers: Bruno Ortiz Porto (titular), Paulo Cesar Verardi , Marcelo Andrade de Sousa( suplentes), Carla Pretto ( secretária executiva ). Representante da Secretaria Estadual de Saúde, Leonardo Santos da Silva. Representantes da Secretaria de Educação, Danusa Elena Zanella e Mayara Galleerh. Representantes da Secretaria de Segurança Pública, Miguel Mendes Ribeiro Neto e Joice Kaefer. Representantes da Casa Civil, Daniel Mussi e Rosângela Negrini. Conselho Regional de Educação Física, Alessandro de Azambuja Gamboa e Carlos de Andrade Castilho. Representantes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH no RS, Cláudia Regina Alfama e Miriam Wornicow Garcia. Representantes do Sindicato dos Clubes Esportivos, Carlos Roberto Wüppel eEduardo Maschka Lucas. Representantes da Associação das Federações Esportivas do RS, Francisco Carlos Lemes de Menezes e Vera Lucia Mastracusa. Representante do Comitê Olímpico Brasileiro, Maria de Lourdes Mazzoleni Portela. Representantes da Federação das Associações de Municípios do RS, Darlan Santos Grziwinski e Viviane Barcelos. Representantes  da Associação dos Cronistas Esportivos do RS, Rogério Amaral e César Cidade Dias.