Com financiamento do governo do Estado, Circuito Estadual de Skate terá quatro etapas em abril
Eventos ocorrerão em Montenegro, Canela, Capão da Canoa e Xangri-lá
Publicação:
O Circuito Estadual de Skate terá as quatro primeiras etapas realizadas em abril. O projeto, do programa Esporte e Lazer em Movimento, é financiado com um investimento de R$ 2,5 milhões pelo governo do Estado, via Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), e apadrinhado pelo ídolo da modalidade, Sandro Dias, o Mineirinho. Das 20 etapas que acontecerão durante o ano, quatro ocorrerão ao longo do mês de abril:
- 10 a 12 de abril - Montenegro
- 17 a 19 de abril - Canela
- 24 a 26 de abril - Capão da Canoa e Xangri-lá (etapas simultâneas)
Os eventos são realizados em formato de sessões de treinamento, denominadas de “camps”, com 80 vagas por etapa. Podem participar crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, estudantes vinculados a instituições de ensino, matriculados e frequentando a escola. As inscrições são gratuitas, realizadas no site do Circuito, até um dia antes do começo de cada etapa do circuito. O projeto também prevê participação inclusiva, com acolhimento e atenção às necessidades específicas de cada participante, dentro dos critérios de idade e organização de cada etapa.
O primeiro camp ocorrerá na pista de Montenegro, que fica no Parque Centenário, na Rua Ibia, 31, no bairro Centenário. A segunda etapa, em Canela, será sediada no Parque do Lago. Em Capão da Canoa, o camp será na Praça Marcelo Siqueira, na rua General Osório, e em Xangri-la, no Skate Park, na Avenida Paraguassu, 1334. Nos eventos, além das sessões de treinamentos abertas aos espectadores, ocorrerão atividades de exercícios corporais, alongamento e técnicas de respiração, aula prática de iniciação ao skate, oficinas de stencil e skate de dedo, roda de sentimentos e bate-papo integrativo entre monitores e alunos.
Circuito foi lançado com evento em Portão e percorrerá 20 cidades
O lançamento do Circuito Estadual de Skate foi realizado no dia 28/3, em Portão. Durante o evento, atividades movimentaram o lançamento do Circuito. O skatista profissional Paulo Galera fez uma apresentação, junto a convidados, para demonstrar a modalidade, e uma aula prática de iniciação ao skate foi desenvolvida.
Com uma equipe responsável que supervisionará todas as atividades e atenção à valorização dos espaços públicos, a participação feminina e a presença de pessoas com deficiência a diversidade, os eventos serão organizados em sessões de treinamento itinerantes e ações formativas, divididos em duas faixas etárias, dos sete aos 12 anos, e dos 13 aos 18.
A programação do Circuito Estadual de Skate contempla etapas em Portão, Montenegro, Canela, Capão da Canoa, Xangri-lá, Balneário Pinhal, Tramandaí, Arroio do Meio, Lajeado, Pelotas, Bagé, Rio Grande, Uruguaiana, Santa Maria, Santo Ângelo, Picada Café, Porto Alegre, Esteio, Novo Hamburgo e Sapiranga, além de um torneio amistoso final, que será realizado na Orla do Guaíba, em Porto Alegre.