Cidades da Serra candidatas a sediarem os Jogos Escolares da Juventude recebem visita do COB

Representantes do Comitê Olímpico do Brasil em visita ao Centro Municipal de Esportes de Bento Gonçalves
Representantes do COB em visita ao Centro Municipal de Esportes de Bento Gonçalves - Foto: Divulgação SEL

O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, acompanha o gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Kenji Saito, e o gestor esportivo dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), Arthur Corrêa, nas visitas às duas cidades da Serra gaúcha, nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30). Os representantes do COB realizam vistorias técnicas em Bento Gonçalves e Gramado, municípios candidatos a sedes da Etapa Final dos Jogos Escolares da Juventude 2021, incluindo Porto Alegre.

Na agenda de hoje (29), em Bento Gonçalves, a comitiva apresentou os jogos ao prefeito municipal Guilherme Pasin, que ficou muito entusiasmado com a possibilidade de receber uma edição dos Jogos Escolares da Juventude. “Da nossa parte, vocês podem ter certeza, que faremos o possível para conquistar a aprovação de sediar os jogos. Esse é um desejo do governo e, acredito, que seja também da sociedade civil em geral para seguirmos o desenvolvimento do esporte na cidade”, afirmou Pasin.

No período da tarde, seguem as visitas nas dependências esportivas do Centro Municipal de Esportes de Bento Gonçalves e na ExpoBento. Nesta quarta-feira (30), em Gramado, a delegação vai conhecer o Ginásio Municipal de Esportes Perinão e a ExpoGramado. E, à tarde, tem audiência com o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem, anualmente, mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta anualmente com mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil. Integram os jogos as seguintes modalidades esportivas: ginástica artística, taekwondo, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.