Ceers define data da Conferência Estadual do Esporte e Lazer

Foto: Divulgação/Sel
Por Ascom/Sel

A Conferência Estadual do Esporte e Lazer terá sua abertura oficial dia 23 de outubro, e contará com a presença do governador Eduardo Leite. O anúncio ocorreu em reunião, por videoconferência, do Conselho Estadual de Esportes (Ceers) nesta quinta-feira (10/9). O encontro foi presidido pelo coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) e da Conferência Estadual do Esporte, Marcelo Gigoski.

O evento, que acontecerá de forma on-line, será realizado em seis regiões do Estado. A primeira será a de Pelotas, que abrange a Azonasul, Assudoeste e Acostadoce, seguido pela região de Santa Maria, em novembro, composta pela Amcentro e Amfro.

Na região de Erechim ocorrerá em dezembro, composta pela Amau, Ampla, Amaja, Amunor e Amzop. Acompanhada da região de Ijuí ou Santo Ângelo, também no mês de dezembro, formada pela Amm, Anfron, Amuplan e Amucileiro.

A Região Metropolita e Serra, assim como a etapa Estadual, será em 2021 em data e local a serem definidos pela Comissão Organizadora.

Durante a conferência, serão abordados dois eixos temáticos: Esporte de Rendimento, Participação e Educacional, seguido por Paradesporto e Idosos. A conclusão da conferência apontará os princípios e as diretrizes para o futuro das políticas públicas do esporte e lazer, com o objetivo principal de transformar os resultados em projeto de lei no Estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade também foi  debatido o retorno das atividades esportivas no Estado. Ficando decidido em votação que o Ceers encaminhará para o Gabinete de Crise uma recomendação para que alguns esportes, como o de dupla com rede, sejam analisados de forma distinta.

De acordo com Gigoski, esse trabalho terá que ser minucioso, mas será fundamental para o retorno do esporte gaúcho. “É importante começarmos a pensar num retorno gradual, analisando cada esporte ou atividade física de forma individual, sempre respeitando os protocolos de distanciamento controlado”, concluiu.

O Ceers é um órgão com caráter consultivo e deliberativo, diretamente vinculado à Sel, que desenvolve, direciona e orienta as ações do Estado no incentivo ao esporte. Ao conselho compete interpretar a legislação esportiva nacional e estadual, elaborar instruções normativas sobre sua aplicação e zelar pelo seu cumprimento. Também é de sua responsabilidade homologar o calendário estadual de atividades esportivas e acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado destinados a atividades esportivas.

Associações das regionais da Conferência Estadual do Esporte

Pelotas