Final entre campeões do Cergs e do Jergs será em Novo Hamburgo

Equipe campeã do Cergs
Equipe campeã do Cergs - Foto: Divulgação Cete

As disputas do Cergs e do Jergs estão próximas de seu encerramento, então é chegada a hora da final entre os vencedores de cada competição. O encontro será na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na próxima segunda-feira (12), no ginásio da Sociedade Ginástica, Rua Castro Alves, 166 - bairro Rio Branco. Na ocasião, serão definidos os representantes gaúchos para os Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que acontecerá em Blumenau, Santa Catarina. A cidade receberá as finais de futsal, basquetebol e handebol.

O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, ressaltou a importância dessas competições para a formação dos jovens, “um dos ganhos mais importantes durante a formação escolar é a prática do esporte, porque ela gera saúde, disciplina e respeito ao adversário, sendo as competições essenciais para isso”, explicou.

Cergs

Organizado pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) é direcionado para as escolas da rede privada gaúcha. E é dividido entre 12 modalidades esportivas, masculinas e femininas. Nas modalidades coletivas estão o basquete, futsal, handebol e vôlei. Já nas individuais, o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Jergs

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha. São modalidades do Jergs o atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez, além de atletismo, bocha paralímpica e tênis de mesa para alunos com deficiência.