Governo do Estado assina acordo com instituto da UFPR para gestão de dados no esporte
Acordo de Cooperação Técnica possibilita desenvolvimento de monitoramento de indicadores
Publicação:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), cumpriu agendas em Curitiba, no Paraná, nesta quarta-feira (27/5). O secretário Joel Maraschin e o coordenador da Assessoria Técnica (ASTEC), Paulo Rezende, representantes da SEL, formalizaram a parceria da pasta com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o instituto paranaense.
O objetivo da parceria, que não envolve repasses financeiros., é desenvolver o projeto “Monitoramento do Esporte Brasileiro: Informações e Indicadores”, vinculado ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE). A iniciativa engloba, também, o sistema de Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), que fortalece a gestão baseada em dados no esporte, qualificando o planejamento e o monitoramento das políticas públicas. Essa inclusão ao SNIIE, abastecido pelo IPIE, está prevista na Lei Geral do Esporte. O acordo e o alinhamento do Rio Grande do Sul ao SNIIE possibilitam o acesso facilitado a diretrizes, programas e ações da União, trazendo ao Estado capacitações, apoio técnico e integração a sistemas de informação.
A ação integra ainda a implantação do Observatório do Esporte do Rio Grande do Sul, ampliando a capacidade de análise de dados e o apoio técnico aos municípios, em alinhamento com a Lei Geral do Esporte. “A gestão e o tratamento de dados são excelentes ferramentas para otimizar os investimentos públicos nos municípios gaúchos. Essa prática é uma das nossas grandes prioridades, para que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficiente”, destacou o secretário Joel Maraschin. Paralelamente, a SEL mobiliza os municípios gaúchos para participação no sistema GEEM, a fim de preparar repasses e editais, com foco na organização da governança esportiva, estruturada em Conselho, Fundo e Plano de Esporte, condição essencial para o acesso a programas e recursos.
Ainda durante a agenda em Curitiba, o secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e o coordenador da ASTEC também realizaram visita institucional ao secretário do Esporte do Paraná, Walmir da Silva Matos, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os Estados. No encontro, foram realizadas trocas de experiências nas áreas de gestão e políticas públicas do esporte, além de boas práticas administrativas adotadas pelos Estados, visando ao fortalecimento da política nacional do esporte.