Histórias de superação marcam a 21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa do RS

Cerca de mil idosos participam da 21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa em Tramandaí

Cerca de mil idosos cheios de energia e histórias de superação e amor marcam a 21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul, que ocorre em Tramandaí. Com 35 grupos que representam 24 municípios do Estado, a abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira (07/11), com a presença do secretário do Esporte e Lazer, João Derly; do vice-prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto; do presidente da Fadergs, Marquinho Lang, e demais autoridades representantes de diversos municípios. Na oportunidade, João Derly destacou a importância das pessoas com mais de 60 anos de estarem dispostas a cuidar da saúde e participarem do processo de integração social por meio da prática de esportes. “A equipe da secretaria se sente muito feliz em proporcionar esse momento para cerca de mil pessoas nessa 21ª edição”, ressaltou o secretário da SEL.

90 anos e muita disposição

José Aldo Peixoto, que comemorou 90 anos no último dia 07 de setembro, é considerado um exemplo a ser seguido pelos colegas e amigos que circulam pelo Ginásio Municipal de Tramandaí. O participante mais velho desta edição, sai da quadra de câmbio e vai direto para a de basquete. Seu Zé, como é chamado pelos amigos que conheceu praticando esporte, diz que: “eu treino cinco vezes por semana, vou aos bailes e nas excursões. Esporte representa vida, pois mesmo depois de duas cirurgias eu me recuperai para participar da 21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul e voltei imediatamente.”, comentou sorridente. Ele pratica esporte desde adolescente e sente orgulho de não ter parado com o passar tempo.

José Aldo Peixoto treina cinco vezes por semana
José Aldo Peixoto treina cinco vezes por semana - Foto: Divulgação SEL

História de amor e mudança de vida

Entre um jogo e outro, um alongamento ou uma oficina de dança, encontramos mais um José. Diferente do amigo, José Holz nunca havia praticado esporte na infância ou juventude. Com uma depressão, após o término de um relacionamento e um acidente de trabalho que fez com que ele perdesse 90 % da visão do olho que ainda enxergava, foi quando um amigo resolveu apresentá-lo para o grupo de idosos que praticava bocha e iniciava as atividades no câmbio, em Alvorada. A integração ao grupo ocorreu através da Vera Holz, que hoje é a vice-presidente da federação e sua esposa. A história de amizade que virou amor mudou a vida do seu Zé. “Eu conheci o outro lado da vida, pois a Vera é minha companheira no dia a dia, no esporte e nas viagens. Minha vida se transformou”, afirmou o atleta de câmbio. Como tem apenas 10% da visão, conta com o apoio da esposa durante os jogos. Ela fica na mesma posição para auxiliá-lo.

José Holz conta com o apoio da esposa Vera Holz na prática esportiva
José Holz conta com o apoio da esposa Vera Holz na prática esportiva - Foto: Divulgação SEL

O evento, que vai até domingo (10/11) e acontece no Ginásio Municipal de Tramandaí, é realizado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) com apoio da Prefeitura Municipal de Tramandaí e da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para os Idosos. Durante os quatro dias são realizadas atividades esportivas (câmbio, handebol por zona, basquete relógio com deslocamento); recreativas e sociais (jogos de mesa, câmbio recreativo, bocha, oficinas de dança, alongamentos, caminhada e bailes) e oficina de cidadania.

O crescimento da população idosa reforça a importância da realização dos jogos, pois além da integração estimula a prática de atividade física, beneficiando a saúde. Conforme estudo divulgado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), sobre o cenário demográfico do RS e do Brasil, a população de idosos do Rio Grande do Sul irá mais do que duplicar no período de quatro décadas. Em 2060, a proporção de pessoas com idade acima dos 65 anos saltará dos atuais 12,7% para 29%, em um processo de envelhecimento provocado por fatores como a baixa fecundidade, migrações de jovens para outros Estados e expectativa de vida acima da média nacional.

Programação do final de semana

Sábado (09.11)
8h às 12h - Jogos e oficinas no ginásio