Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

João Derly considera adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020 decisão acertada

Publicação:

Coronavírus Atualização
Coronavírus Atualização - Foto: Palácio Piratini

Devido à pandemia de coronavírus (Covid 19), o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, nesta terça-feira (24/03), o adiamento das olimpíadas 2020 com início previsto para o mês de junho. Os jogos deverão ocorrer em 2021 e seguindo decisão do Comitê Olímpico Internacional, os Jogos Paralímpicos, que seriam de 25 de agosto a  seis de setembro, também foram adiados, conforme decisão do Comitê Paralímpico Internacional.

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia mundial, no dia 11 de março, a possibilidade havia sendo discutida e avaliada. O Secretário Estadual do Esporte e Lazer, João Derly, considera a decisão difícil, mas acertada. “ Sabemos que não é uma decisão fácil, pois traz diversas consequências, mas com a necessidade de se manter a população  em casa e o fechamento das áreas de treino no mundo, os atletas estavam impedidos de realizarem a preparação para os Jogos. A instabilidade psicológica que essas medidas trouxeram aos  atletas e treinadores e a necessidade de garantir a saúde deles e de toda população tornou o adiamento necessário”, afirmou.

Todas as competições preparatórias e classificatórias para Tóquio foram canceladas. O comitê organizador também decidiu  que a chama olímpica , cujo revezamento iniciaria na próxima quinta-feira (26/03), permanecerá no Japão. Também foi acordado que os  jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020."

Essa é a primeira vez, desde 1896, que os Jogos são adiados. A principal competição esportiva do mundo já foi cancelada três vezes por causa das duas guerras mundiais: 1916 seria em Berlim, na Alemanha; 1940, aconteceria em Tóquio, no Japão; e em 1944, em Londres, no Grã Bretanha.

Secretaria do Esporte e Lazer