João Derly fala sobre Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte e Lei Pelé durante assembleia de prefeitos da Famurs na Expointer

Secretário da SEL, João Derly, falou com prefeitos do Estado sobre os programas de incentivo ao esporte
Secretário da SEL, João Derly, falou para prefeitos do Estado sobre os programas de incentivo ao esporte

O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, falou sobre o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte (Feie) e sobre os recursos da Lei Pelé, na tarde desta quarta-feira, (28/09), durante a Assembleia Geral de Prefeitos da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizada na 42ª edição da Expointer. A feira é um dos grandes eventos do agronegócio no Rio Grande do Sul, que acontece até o dia 01 de Setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil , em Esteio/RS.

“Estamos reestruturando a Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), no momento priorizamos a abertura do edital do Feie e a organização dos processos da Lei Pelé. Sabemos da importância desses incentivos para os municípios gaúchos”, ressaltou Derly.

Ainda na Expointer, Derly visitou veículos de comunicação, estande do Badesul e Casa Civil do RS entre outros locais da feira. O secretário destacou a importância da Expointer para o Estado. “ A exposição vai muito além do agronegócio. São diversas atividades que contemplam várias áreas. A Expointer movimenta a economia e proporciona a troca de conhecimento. Parabenizo o secretário da Agricultura, Covatti Filho pela organização", afirmou.

Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte tem
inscrições abertas até sete de outubro

Com recursos de R$ 1 milhão e 40 mil, o auxílio será destinado a 24 novos projetos de pessoas físicas. O valor representa um acréscimo de mais de 100%, se comparado em relação ao edital anterior de 2018, com recursos de R$ 450 mil.

Desses 24 projetos do fundo de incentivo, dez vagas são destinadas ao desporto geral, dez ao paradesporto e quatro para prática regular desportiva do RS Seguro. Sendo que cada projeto de desporto em geral e paradesporto terão recursos de R$ 40 mil e, os do RS Seguro, R$ 60 mil.

RS Seguro

Com objetivo de auxiliar na prevenção ao crime e à violência, o edital vai contemplar quatro projetos no valor de R$ 60 mil cada, que envolvam municípios com maior índice de violência do Estado. O RS Seguro, programa transversal e estruturante do governo, através da Secretaria de Segurança Pública, realizou estudo que aponta os 18 municípios com maior índice de violência. Os projetos deverão ser direcionados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Como se Inscrever no Feie

O lançamento do edital de 2019, por meio do Programa de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio Grande do Sul – Pró-Esporte RS, torna pública a abertura de inscrições, a partir do dia 21 de agosto até 07 de outubro de 2019, para o Edital de Concurso Pró-Esporte RS – Feie. As inscrições deverão ser feitas através do site: www.proesporte.rs.gov.br

Capacitação para gestores

A primeira capacitação para gestores no Feie ocorrerá em Novo Hamburgo, no próximo dia 12 de setembro, na Feeevale. A capacitação também acontecerá em Porto Alegre e em outras regiões em datas a serem definidas.