Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

João Derly participa de homenagem aos 50 anos da Federação Gaúcha de Judô

Publicação:

IMG 20191010 WA0010
João Derly destacou os incentivos ao Esporte durante homenagem à FGJ na ALRS - Foto: Ascom / SEL

O secretário do Esporte e Lazer (SEL), João Derly, representou o governador Eduardo Leite, na tarde desta quinta-feira (10), no Grande Expediente, realizado no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do RS (ALRS). A sessão prestou uma homenagem aos 50 anos de fundação da Federação Gaúcha de Judô (FGJ). O presidente da entidade esportiva, César de Castro Cação, à frente da entidade desde 2015, recebeu uma medalha de reconhecimento.

Apesar das poucas fontes de financiamento, temos tentado reestruturar o esporte e fortalecer as federações, por exemplo, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte - Pró-Esporte e do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte – FEIE. As entidades esportivas são responsáveis por fomentar o esporte auxiliando, inclusive, na formação do caráter e na saúde”, ressaltou o titular da SEL.

IMG 20191010 WA0007
Representantes de clubes, atletas e professores de judô prestigiaram o evento - Foto: Ascom / SEL

Estiveram presentes à sessão, representantes de clubes, atletas e professores de judô, além de parlamentares. A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Sérgio Peres e traz no bojo da proposta o trabalho da organização em defesa da saúde e da vida e também na promoção do desenvolvimento humano.

A FGJ nasceu de um departamento de judô dentro da Federação Rio-Grandense de Pugilismo (FRGP). A fundação, em 11 de março de 1969, foi resultado da mobilização de forças das sociedades Gondoleiros e Vila América, do Círculo Social Israelita, além dos clubes de Judô Porto-Alegrense e Metropolitano.

Secretaria do Esporte e Lazer