Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Com investimento de R$ 400 mil, Estado apoia Maratona Internacional de Porto Alegre

Evento tem aporte do Pró-Esporte RS. Desde 2025, o executivo vem investindo mais de R$ 4 milhões no atletismo.

Publicação:

Pessoas correm em maratona
Maratona Internacional de Porto Alegre - Foto: Buena Onda/Maratona Internacional de Porto Alegre

O Rio Grande do Sul recebe, neste sábado e neste domingo (30 e 31/5), grandes nomes do atletismo mundial, na 41ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Realizada em cinco distâncias diferentes, o evento contará com o número recorde de 30 mil participantes, de 26 países, entre atletas profissionais e amadores. E o governo do Estado é um dos patrocinadores do evento, com um aporte de R$ 400 mil, via programa Pró-Esporte RS, da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) 

No primeiro dia de competições, neste sábado (30/5), os participantes disputarão, desde a Avenida Diário de Notícias, as provas da meia-maratona (21 km), que começará às 6h30, a rústica (5 e 10 km), começando as 9h, e a Maratoninha Kids, a partir das 11h. Já no dia domingo (31), será a vez da tradicional prova de 42 km. A disputa para cadeirantes, deficientes visuais e especiais começa às 5h55. Já às 6h tem início a Maratona convencional 

A Maratona Internacional de Porto Alegre é uma das mais tradicionais do Brasil, seguindo regulamentos da World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Um evento desse porte tem a sua estrutura garantida graças ao apoio do governo do Estado, como destaca o organizador do evento, Paulo Silva. “O Pró-Esporte RS está sendo fundamental para a realização da Maratona Internacional de Porto Alegre. Conseguimos investir em áreas essenciais como estrutura operacional, atendimento aos atletas, logística, comunicação, premiação e experiências para o público”, destaca.

Já o secretário do Esporte e Lazer, Joel Maraschin, destaca a importância das políticas públicas de incentivo ao esporte da gestão do governador Eduardo Leite. "Faz parte da política de esporte governo do Estado, liderado pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador Gabriel Souza, o apoio a eventos que gerem não só emprego e renda para os gaúchos, como a Maratona de Porto Alegre. Eventos como geram, também, o incentivo ao esporte em desenvolvimento para toda a sociedade", destaca o secretário do Esporte e Lazer, Joel Maraschin.   

Investimento do governo do Estado faz a diferença no evento e para a modalidade 

Além de fortalecer o atletismo e valorizar Porto Alegre como polo esportivo de excelência, atraindo atletas de elite e amadores de todo o país e do exterior, a ideia é estimular a modalidade, uma das atividades físicas mais acessíveis e benéficas à saúde. Para isso, o governo do Estado, via SEL, está investindo, desde 2025, cerca de R$ 4,4 milhões no atletismo, via programa Pró-Esporte, em 22 projetos que incluem a modalidade. O Pró-Esporte RS fortalece o desenvolvimento do esporte gaúcho, democratiza o acesso a grandes eventos e contribui para posicionar o Rio Grande do Sul como referência nacional na realização de eventos esportivos de qualidade.”, destacou Paulo Silva. Outro incentivo do Estado são as 90 bolsas distribuídas a atletas da modalidade, que recebem o auxílio do Bolsa-Atleta RS, programa da SEL, nas categorias Escolar, Rendimento e Olímpico/Paralímpico.  

Mas o evento também contribui para a formação de público praticante, para a descoberta de talentos e para o estímulo da atividade esportiva. A empresária Gabriela Fontana, de 31 anos, é um dos casos de praticantes de corrida que se apaixonaram pelo esporte e integraram a atividade na rotina.  “Minha casa fica distante cerca de 600 metros do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), que tem uma pista de atletismo profissional. Eu frequento pelo menos duas vezes. por semana.”. Ela começou a correr em 2020 por incentivo de uma colega de trabalho e, agora, participará do evento, correndo 21 km. “Eu comecei a fazer caminhadas mais longas com a minha cachorra ali pela Redenção, e passei a intercalar com a corrida. Então, fui aumentando o tempo de corrida e diminuindo o de caminhada, até que um dia dei uma volta inteira no parque sem parar. Peguei gosto imediatamente pela coisa", destaca.  

Mulher corre
Gabriela Fontana pratica corrida e participa de meia-maratona - Foto: Arquivo pessoal

Com a tradição da cidade em receber corridas de rua e o incentivo financeiro do Estado, praticantes de corrida podem participar de forma mais fácil de um grande evento, mesmo que não sejam atletas profissionais. Além disso, o clima de competição e de acolhimento mexem com a comunidade: “Ter um evento internacional de corrida na minha cidade é algo muito bacana, porque tu vês toda a movimentação voltada para isso. Do grupo de amigos que praticam corrida, todos estão treinando e aguardando ansiosamente por esse evento.”, destacou Gabriela., que irá disputar sua nona prova.  

Contrapartida no Cete 

Como mais um incentivo do governo do Estado à população para a prática esportiva, no dia 10 de junho, os organizadores da 41ª Maratona Internacional de Porto Alegre realizarão a contrapartida obrigatória ao projeto proposto no Pró-Esporte RS. Será ofertada, na pista de atletismo do Cete, uma clínica de corrida para até 100 participantes (crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos iniciantes) 

Na ação, serão oferecidos alongamento e aquecimento coletivo, palestra com atleta convidado sobre trajetória no esporte, oficina prática de técnicas de corrida (postura, respiração, passadas) e dicas sobre nutrição esportiva e recuperação para levar conhecimento técnico e motivacional a jovens e adultos iniciantes na corrida de rua, com foco em preparação física, prevenção de lesões e hábitos saudáveis. A duração será de um turno (manhã ou tarde). 

Secretaria do Esporte e Lazer