Plano Estadual do Esporte e Lazer
Viver sem planejar o futuro é o mesmo que começar uma corrida e desconhecer o trajeto. Seja na vida pessoal ou profissional, o ato de planejar, organizar e definir o amanhã é imprescindível. Neste sentido, a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL) está trabalhando para deixar um legado para os próximos dez anos na área esportiva do RS. O Plano Estadual do Esporte e Lazer traz consigo metas e diretrizes que deverão ser efetivamente cumpridas independentemente de governos e gestores.
A SEL, através do seu secretário, Danrlei de Deus, visitou os principais polos do Estado do Rio Grande do Sul para dialogar com a população rio-grandense sobre o futuro do esporte. Sediaram as Conferências Regionais as seguintes cidades: Pelotas, Caxias do Sul, Capão da Canoa, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Erechim, Passo Fundo, Santa Maria e Ijuí.
Com a presença do governador Eduardo Leite, a Conferência Estadual do Esporte e Lazer foi realizada no dia 23/08/2021, na Casa da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
Participaram do evento o titular da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), Danrlei de Deus, deputados estaduais, secretários municipais e representantes de entidades esportivas de todo o Estado. Por conta de limites em razão da pandemia, parte dos convidados participou por videoconferência.
Conferência Estadual do Esporte e Lazer
Conferência Estadual do Esporte e Lazer Crédito: Chico Santana
Após a conferência estadual, uma minuta do Plano Estadual do Esporte e Lazer foi encaminhada ao Conselho Estadual de Esportes (Ceers). Com a aprovação do colegiado, o texto foi enviado à Assembleia Legislativa na forma de um projeto de lei (PL 343/2021), que foi aprovado em 09/11/2021, por unanimidade, no Parlamento Gaúcho, e se tornará Lei Estadual.
Danrlei, enquanto deputado federal, foi relator do Plano Nacional do Desporto, que está há 25 anos parado na Câmara dos Deputados. O único Estado brasileiro que tem um plano é Mato Grosso do Sul.
“O dia de hoje é um marco para o esporte do RS. Pela primeira vez, o Estado está mobilizado para fazer um plano para o setor. E planejamento é a melhor forma de pensar no futuro, porque prevê não só o destino, como o caminho, as metas a serem alcançadas para chegarmos ao objetivo. Hoje, estamos deixando um legado”, destacou o secretário do Esporte e Lazer durante o evento.
Durante as Conferências Regionais e a Estadual, a equipe técnica da SEL realizou a apresentação das metas e diretrizes do projeto.


O Plano Estadual do Esporte e Lazer foi aprovado, em sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS, com 46 votos favoráveis. Com a aprovação, o plano passa a ser uma lei estadual para o segmento esportivo gaúcho, com duração para os próximos dez anos, sendo revisado a cada quatro anos da publicação.
