Plano Estadual do Esporte e Lazer

Conferência finaliza Plano do Esporte e Lazer para se transformar em lei estadual - Foto: Chico Santana

Viver sem planejar o futuro é o mesmo que começar uma corrida e desconhecer o trajeto. Seja na vida pessoal ou profissional, o ato de planejar, organizar e definir o amanhã é imprescindível. Neste sentido, a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL) está trabalhando para deixar um legado para os próximos dez anos na área esportiva do RS. O Plano Estadual do Esporte e Lazer traz consigo metas e diretrizes que deverão ser efetivamente cumpridas independentemente de governos e gestores.

A SEL, através do seu secretário, Danrlei de Deus, visitou os principais  polos do Estado do Rio Grande do Sul para dialogar com a população rio-grandense sobre o futuro do esporte.  Sediaram as Conferências Regionais as seguintes cidades: Pelotas, Caxias do Sul, Capão da CanoaUruguaiana, Santa Cruz do Sul, Erechim, Passo Fundo, Santa Maria e Ijuí.

Conferências Regionais do Esporte e Lazer

Com a presença do governador Eduardo Leite, a Conferência Estadual do Esporte e Lazer foi realizada no dia 23/08/2021, na Casa da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Participaram do evento o titular da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), Danrlei de Deus, deputados estaduais, secretários municipais e representantes de entidades esportivas de todo o Estado. Por conta de limites em razão da pandemia, parte dos convidados participou por videoconferência.

00:00:00/00:00:00

Conferência Estadual do Esporte e Lazer

Conferência Estadual do Esporte e Lazer Crédito: Chico Santana

Após a conferência estadual, uma minuta do Plano Estadual do Esporte e Lazer foi encaminhada ao Conselho Estadual de Esportes (Ceers). Com a aprovação do colegiado, o texto foi enviado à Assembleia Legislativa na forma de um projeto de lei (PL 343/2021), que foi aprovado em 09/11/2021, por unanimidade, no Parlamento Gaúcho, e se tornará Lei Estadual.

Danrlei, enquanto deputado federal, foi relator do Plano Nacional do Desporto, que está há 25 anos parado na Câmara dos Deputados. O único Estado brasileiro que tem um plano é Mato Grosso do Sul.

“O dia de hoje é um marco para o esporte do RS. Pela primeira vez, o Estado está mobilizado para fazer um plano para o setor. E planejamento é a melhor forma de pensar no futuro, porque prevê não só o destino, como o caminho, as metas a serem alcançadas para chegarmos ao objetivo. Hoje, estamos deixando um legado”, destacou o secretário do Esporte e Lazer durante o evento.

Durante as Conferências Regionais e a Estadual, a equipe técnica da SEL realizou a apresentação das metas e diretrizes do projeto.

Daniel Mussi
Daniel Mussi, secretário-adjunto do Esporte e Lazer, realiza apresentação da abertura do plano e do eixo educacional - Foto: Chico Santana
Carla Pretto
Carla Pretto, coordenadora da assessoria técnica da SEL, durante apresentação do eixo saúde e lazer - Foto: Chico Santana
Marcelo de Andrade
Marcelo de Andrade, diretor do Departamento de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, durante apresentação do eixo rendimento - Foto: Chico Santana

O Plano Estadual do Esporte e Lazer foi aprovado, em sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS, com 46 votos favoráveis. Com a aprovação, o plano passa a ser uma lei estadual para o segmento esportivo gaúcho, com duração para os próximos dez anos, sendo revisado a cada quatro anos da publicação.

Plano aprovado
Plano aprovado - Foto: Mariana Ramos