Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Plano Estadual do Esporte e Lazer está em tramitação na Assembleia/RS

Publicação:

Plano Estadual do Esporte e Lazer é protocolado na Assembleia - RS
Plano Estadual do Esporte e Lazer é protocolado na Assembleia - RS - Foto: Mariana Ramos

Na última semana, o governo do Estado protocolou, na Assembleia Legislativa, o Plano Estadual do Esporte e Lazer. A iniciativa, construída a muitas mãos com a comunidade gaúcha e as entidades esportivas do RS, tornou-se o PL 343/2021 e atualmente encontra-se em tramitação no Parlamento Gaúcho. O projeto, idealizado pela atual gestão, é resultado de nove Conferências Regionais e uma Conferência Estadual, possuindo metas e diretrizes para os próximos dez anos na área. 

No que refere-se à educação, o principal pilar passa pela valorização do profissional de Educação Física como ministrante das práticas esportivas, viabilizando a iniciação esportiva com qualidade. Além disso, o plano trabalha para estimular as instituições de ensino a dar condições para que todos os alunos da educação básica pratiquem atividade física, ao menos, três vezes por semana, através do investimento em estruturas escolares e nos insumos esportivos. Também prevê assegurar que, em até dez anos, 80% destes alunos estejam matriculados em escola com acesso à infraestrutura esportiva, pois identificamos que esse é um grande desafio a ser enfrentado. 

Na saúde e lazer, as diretrizes do projeto estão fundamentadas em proporcionar à sociedade locais públicos que possam ser utilizados com segurança para a prática esportiva, implementando normas adequadas de acessibilidade e adaptação dos equipamentos. Já o eixo que discorre sobre o rendimento possui como uma das principais metas implementar mecanismos para fomentar projetos esportivos de formação de atletas.

De acordo com o titular da SEL, Danrlei de Deus, o projeto tem o intuito de tonar o RS referência para outros estados: "Tornar o esporte do RS referência nacional é sonhar alto. Mas quando unimos forças tudo é possível. E planejamento é a melhor forma de pensar no futuro, porque prevê não só o destino, como o caminho", destacou. 



Secretaria do Esporte e Lazer