Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

RS supera número de medalhas da edição anterior e termina Jogos da Juventude 2023 em quinto lugar

No total, foram dez medalhas a mais do que na edição de 2022

Publicação:

Jogos da Juventude 2023
Jogos da Juventude 2023 - Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul mostrou, mais uma vez, a força do esporte gaúcho nos Jogos da Juventude 2023. A delegação do RS terminou a competição em quinto lugar de um total de 26 Estados participantes e o Distrito Federal. Foram 41 medalhas conquistadas: 15 ouros, 12 pratas e 14 bronzes nas disputas realizadas em Ribeirão Preto, São Paulo. Em relação à edição de 2022, o RS aumentou o número total de medalhas (dez medalhas a mais) e de ouros (quatro a mais).

Nesta edição, a delegação gaúcha foi formada por 187 participantes, entre atletas de 15 e 17 anos, dirigentes e técnicos. A comitiva do RS contou com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), que se empenhou na organização e logística da participação dos atletas no evento, possibilitando as passagens aéreas e os uniformes, por meio de incentivo financeiro oriundo da Lei Pelé. Antes, a SEL organizou as seletivas estaduais, por meio do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs).

Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, oferece suporte para as modalidades olímpicas por meio da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde o ano 2000, os Jogos reúnem anualmente mais de 4500 atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas participam das etapas classificatórias em cada estado.

Confira alguns destaques:

ATLETISMO
No atletismo, o destaque foi Luísa Almeida, do colégio La Salle São João e da Sogipa, de Porto Alegre. Ela foi dona da primeira medalha de ouro do Estado nesta edição. A atleta foi a campeã nos 3 mil metros rasos. “Muito feliz de ter trazido essa medalha para o nosso estado, representar o RS é sempre uma honra”, contou Luísa.

GINÁSTICA ARTÍSTICA
Quem brilhou na ginástica foi Nicole Bello. A jovem de 12 anos venceu as quatro finais que disputou: alto, solo, individual e equipes. “Me preparei muito para essa competição! Foi muita dedicação, foco e treinamento. Para uma primeira vez, bateu as minhas expectativas”, vibrou a atleta. Outro destaque da modalidade foi Derick Goulart, com duas medalhas de ouro.

JUDÔ
Tradicional celeiro de talentos no RS, o judô conquistou doze medalhas (cinco de ouro, uma de prata e seis de bronze). Nas disputas individuais, conquistaram a medalha de ouro os atletas Maria Argemi (48kg), João Santana (50kg), Gabriel Mendes Majolo (55kg), João Canello (81kg) e Cauã Santos (66kg). Já na disputa por equipes mistas ficamos com o bronze, derrotando o Paraná por 5 a 3.

NATAÇÃO
Na natação, a delegação gaúcha conquistou 13 medalhas, 11 na natação em piscina e duas na competição em águas abertas. Os ouros ficaram nas mãos de Alessandra Haas nos 800 metros livre e Bruno Primerano nos 200 metros livre. Quem levou o maior número de medalhas na natação e em toda a delegação gaúcha foi o atleta Matheus Cunha. Ele ganhou a prata nos 400 e 800 metros livre, bem como nos 5km de águas abertas. Ganhou o bronze nos 1500m livre, no revezamento 4x100 metros livre e no revezamento misto em águas abertas. São seis medalhas no total para o jovem nadador.

08.09.2023 - Jogos da Juventude 2023 - Ribeirao Preto (SP) - de 01 a 16 de Setembro. 
Nicole Bello, da ginástica artística, com as 4 medalhas ganhas nos jogos.
Foto: Washington Alves/COB
Nicole Bello com as 4 medalhas que ganhou nos jogos - Foto: Washington Alves/COB
Secretaria do Esporte e Lazer