Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Secretaria do Esporte apoia torneio internacional de futebol juvenil IberCup que inicia nesta segunda em Porto Alegre

Publicação:

SETUP 3
Quatro mil atletas estão no Rio Grande do Sul para competir na IberCup do Brasil - Foto: Ascom/SEL

Desta segunda-feira (20) até o próximo domingo (26), Porto Alegre, conjuntamente com Eldorado do Sul, será a sede da 2º edição do Mundial de Futebol Juvenil Ibercup Brasil 2020, evento que conta com apoio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). A cerimônia de abertura foi realizada às 19h30, no Sesc Campestre (Avenida Protásio Alves, 6220, Alto Petrópolis). O titular da pasta, João Derly, esteve presente na celebração de abertura, que ocorreu no estádio principal do complexo e que teve uma hora de duração. A programação incluiu o desfile de 250 equipes, trajadas com seus uniformes oficiais e erguendo as bandeiras de seus clubes, representando as 16 nações participantes.

"O Sesc com essa gurizada maravilhosa, podendo ter essa experiência, eu tenho a certeza que muito a gente vai tirar de aprendizado daqui e que essa gurizada vai se preparar para a vida e nós vamos tirar os nossos futuros ídolos do esporte, do futebol", assinalou João Derly, em sua manifestação de abertura do evento. Sobre o desejo de o Estado continuar a sediar a IberCup, o secretário do Esporte adiantou que o Rio Grande do Sul está à disposição da organização do evento para que possa ajudar e fazer ainda maior a terceira edição, em 2021. João Derly parabenizou a todos, desejou um grande evento e almejou a que "saiam daqui os vencedores da vida", finalizou com entusiasmo.

ibercup 5
Garotos da escolinha de futebol da CUFA, de Frederico Westphalen - Foto: Ascom/SEL

Para essa competição, a IberCup está recebendo cerca de 4 mil atletas, distribuídos nas categorias entre seis e 18 anos. A categoria 2007 contém 17 competições de futebol feminino. Juventus (Itália), Dínamo de Kiev (Ucrânia), Chivas (México), Philadelphia Union (Estados Unidos) e San Lorenzo (Argentina), além dos gaúchos Grêmio e Internacional, são alguns dos clubes que participam da competição, que reúne mais de 100 clubes, sendo 17 estrangeiros. Do Brasil, 12 Estados estarão nos gramados, com 81 clubes, sendo 60 do Rio Grande do Sul. Os vencedores garantem a participação na IberCup World Final e a possibilidade de conquistar o título de campeão mundial.

A semana será repleta de partidas de futebol e de muita expectativa entre crianças e jovens que vieram de vários lugares do mundo para disputas masculinas e femininas. Muitos desses jogadores estão no Estado acompanhados de seus familiares, em número que somado chega próximo a 10 mil pessoas, revelam os organizadores do evento. Os jogos iniciam às 9h e a última partida do dia ocorre às 18h. Além do Sesc da Protásio Alves, o outro local escolhido para sediar a maior parte dos jogos da IberCup é o Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado (Estrada do Conde, 8500), em Eldorado do Sul.

ibercup 12
Dezesseis países estão representados no torneio da IberCup - Foto: Ascom/SEL

A IberCup, que foi criada em Portugal, é um dos maiores e mais internacionais campeonatos de futebol juvenil do mundo. Joga contra as melhores academias de futebol, com torneios sendo realizados em diferentes locais do mundo. Desde a primeira edição, cerca de 100 países já estiveram representados nas competições. Todos os anos, cerca de 50 mil jogadores participam de uma semana supercompetitiva, com oportunidade de enfrentar as equipes de todos os continentes.

Secretaria do Esporte e Lazer