SEL divulga as nove regionais que antecedem a Conferência Estadual do Esporte

Ceccacci disse que a Conferência Estadual acontecerá em dezembro desse ano, em Porto Alegre. - Foto: Divulgação SEL

O projeto Conferência Estadual do Esporte e Lazer a ser implementado em 2020, já definiu os polos onde ocorrerão as nove conferências regionais, que antecede a estadual. A divulgação das regiões sedes foi feita pelo secretário adjunto em exercício, Lucas Ceccacci, nesta terça-feira (18), em reunião com os representantes do Conselho Estadual de Esportes do Estado do Rio Grande do Sul (Ceers), na Secretaria do Esporte e Lazer (SEL).

As conferências regionais estão divididas na seguinte forma:

Sul - sede Pelotas, em abril
Central - sede Santa Maria , em abril
Alto Uruguai - sede Erechim, em maio.
Noroeste - sede Ijuí ou Santo Ângelo ( a definir), em maio
Serra - sede Caxias do Sul, em junho
Vale dos Sinos- sede Novo Hamburgo, em julho
Alto Uruguai - sede Palmeira das Missões, em julho
Vale do Taquari - sede Venâncio Aires, novembro
Campanha - sede Santana do Livramento, em novembro

As datas das conferências regionais assim que forem definidas serão divulgadas.

Durante o encontro, Ceccacci informou que as conferências regionais, organizadas pela SEL, ocorrerão durante um dia, em dois turnos. Pela manha, será ministrada por técnicos da secretaria a capacitação no Programa Pró-Esporte RS. No período da tarde, acontecerá a conferência regional. “Apos o término das regionais, vamos realizar a Conferência Estadual em dezembro desse ano, em Porto Alegre. Ocasião que será feita a redação final para a elaboração do Plano Estadual do Esporte como política pública para o setor, a ser transformado em projeto de lei”, ressaltou Ceccacci.

A conferência será realizada em três etapas: municipal, regional e estadual. As municipais serão organizadas pelas prefeituras e deverão anteceder as regionais. Tendo como objetivo discutir com a comunidade rio-grandense as formas de planejamento, organização e execução de diretrizes das políticas públicas municipais e estadual do RS. Três eixos vão ser tratados nos encontros: esporte de rendimento, esporte educacional e esporte de participação e lazer.