Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

SEL e Cruz Vermelha estudam estabelecer termo de parceria

Publicação:

Parceria com a Cruz Vermelha vai possibilitar capacitação dos servidores da SEL em cursos de primeiro socorros
Parceria com a Cruz Vermelha vai possibilitar capacitação dos servidores da SEL em cursos de primeiro socorros - Foto: Divulgação SEL

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) estudam a possibilidade de estabelecerem uma parceria entre as instituições. O assunto foi tratado em uma primeira reunião, nesta terça-feira (06), com o titular da pasta, Francisco Vargas, e o presidente da CVB-RS, Ismael Pereira.

A parceria vai permitir que a CVB filial RS possa utilizar as dependências do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) para realizar cursos e, em contrapartida, os servidores da SEL poderão receber preparação em formação de primeiros socorros. Bem como colocar à disposição da Cruz Vermelha as dependências do Parque Náutico Estadual para utilização em seus cursos de formação de guarda-vidas.

Vargas ressaltou a importância dessa parceria de, em um primeiro momento, capacitar os servidores da secretaria no atendimento aos primeiros socorros, e posteriormente, os demais servidores do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). “Essa orientação preventiva se faz necessária no segmento esportivo como um todo. Nós que convivemos com o esporte percebemos o quanto é relevante ações de primeiros socorros no dia a dia dos profissionais envolvidos. Iniciativa que deverá estar inserida no Plano Estadual de Esporte, que estamos formatando como política pública para o setor no Rio Grande do Sul”, destacou o secretário.

A CVB é reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, considerada sociedade nacional autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.

Estiveram também presentes na reunião os integrantes da diretoria da CVB-RS, Aurora Ribeiro, Evaldo da Silva Junior e Cezar Augusto de Souza.

Secretaria do Esporte e Lazer