Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SEL participa do convênio de parceria entre Comitê da Surdolimpíadas 2021 e Sesi

Publicação:

SEL participa do convênio de parceria entre Comitê da Surdolimpíadas 2021 e Sesi
SEL participa do convênio de parceria entre Comitê da Surdolimpíadas 2021 e Sesi

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) esteve presente, nesta terça-feira (05), no ato de assinatura do termo de convênio do Comitê Organizador da Surdolimpíada Caxias 2021 e o Sesi, em Caxias do Sul. Representando o titular da pasta, Danrlei de Deus, a coordenadora da Assessoria Técnica da SEL, Carla Pretto, participou da cerimônia. O acordo entre as partes prevê a utilização das instalações da sede local do Sesi para a realização da Surdolimpíadas 2021, que ocorrerá no município, de 1º a 15 de maio de 2022.

A SEL é parceria institucional para a realização da Surdolimpíadas 2021. O evento multidesportivo é organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD - International Committee of Sports for the Deaf). A competição, que está na sua 24º edição, ocorre a cada 4 anos e é considerada a mais antiga depois dos Jogos Olímpicos.

A sua primeira edição aconteceu em Paris, no ano de 1924, e foi o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. Nesta edição, está prevista a participação de 4.500 surdoatletas e equipes de mais de 100 países. Como marco histórico, o Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Esportes e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton; o presidente da ICSD, Gustavo Perazzolo; o Ceo do Comitê Organizador, Richard Ewald; a diretora do Sesi Caxias do Sul, Siandra Gediel; o superintendente do Sesi no RS, Juliano Colombo e gestores técnicos do município e do Sesi.

Secretaria do Esporte e Lazer