21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa terá cerca de mil participantes

O crescimento da população idosa reforça a importância da realização dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa

A 21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul começa nesta quinta-feira (07/11), no município de Tramandaí e terá cerca de mil participantes. A abertura ocorre às 19 horas, logo após a tradicional caminhada pelo centro da cidade, que inicia às 18 horas, e conta com a participação do secretário do Esporte e Lazer, João Derly, e demais autoridades locais.

O evento, que vai até o dia 10 de novembro, ocorre no Ginásio Municipal de Tramandaí e é realizado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), com apoio da Prefeitura de Tramandaí e da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para os Idosos. Durante quatro dias serão realizadas atividades esportivas (câmbio, handebol por zona, basquete relógio com deslocamento); recreativas e sociais (jogos de mesa, câmbio recreativo, bocha, oficinas de dança, alongamentos, caminhada e bailes) e oficina de cidadania.

O crescimento da população idosa reforça a importância da realização dos jogos, pois além da integração estimula a prática de atividade física, beneficiando a saúde. Conforme estudo divulgado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), sobre o cenário demográfico do RS e do Brasil, a população de idosos do Rio Grande do Sul irá mais do que duplicar no período de quatro décadas. Em 2060, a proporção de pessoas com idade acima dos 65 anos saltará dos atuais 12,7% para 29%, em um processo de envelhecimento provocado por fatores como a baixa fecundidade, migrações de jovens para outros Estados e expectativa de vida acima da média nacional.

Acompanhe a programação:

QUINTA - 07.11