COB visita cidades do RS que podem sediar Jogos Escolares da Juventude

Representantes do COB conheceram a infraestrutura esportiva das cidades gaúchas candidatas a sediarem o JEJ 2020 e 2021 - Foto: Divulgação SEL

Representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estiveram visitando o Rio Grande do Sul, de 28 a 30 de outubro de 2019, para realizar visitas nas cidades candidatas a sedes da Etapa Regional dos Jogos Escolares da Juventude 2020 e da Etapa Final dos Jogos Escolares da Juventude 2021. Porto Alegre, Bento Gonçalves e Gramado pretendem ser sedes da etapa final dos jogos em 2021. Também Porto Alegre disputa ser sede da etapa regional dos jogos em 2020.

O gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, e o gestor esportivo dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), Arthur Corrêa, acompanhados pelo secretário do Esporte e Lazer, João Derly, mantiveram encontros com autoridades municipais e lideranças de clubes e instituições de ensino desses três municípios gaúchos.

Conforme Kenji Saito, o JEJ é muito mais do que uma competição esportiva. “O objetivo é  deixar um legado para as cidades que sediarem o evento. E para as instituições envolvidas temos cursos de iniciação esportiva e valores olímpicos para professores e estudantes universitários”, ressaltou.

João Derly destacou as boas condições das quadras esportivas das instituições educacionais e dos clubes e, também, da rede hoteleira das três cidades gaúchas que concorrem a sediar os jogos. “Vamos torcer para que possamos receber esse resultado positivo, que deverá ser divulgado no próximo mês de novembro. Também é importante ressaltar que além dos eventos esportivos poderão ser realizadas outras ações sociais por meio do COB, como foi feito durante a Copa América 2019”,enfatizou o secretário.

Em Porto Alegre, a comitiva se reuniu com representantes da rede hoteleira gaúcha no Convention Bureau, acompanhados pela gerente de Contas da instituição, Ana Barreto, que participou de todas as visitas técnicas. Ainda conheceram a infraestrutura dos ginásios e quadras de esportes da Sogipa, do Grêmio Náutico União, do Colégio Farroupilha e da PUC. Locais esses em que poderão ocorrer os jogos da etapa regional em 2020 e da nacional em 2021, caso Porto Alegre seja eleita sede.

Cidades da Serra

Em Bento Gonçalves, a delegação do COB apresentou os jogos ao prefeito municipal Guilherme Pasin, que ficou muito entusiasmado com a possibilidade de receber uma edição dos Jogos Escolares da Juventude. Também visitaram as dependências esportivas do Centro Municipal de Esportes de Bento Gonçalves e da ExpoBento.

Em Gramado, os representantes do COB conheceram o Ginásio Municipal de Esportes Perinão e a ExpoGramado. Ainda foram recebidos, em audiência, pelo prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci. Na mesma ocasião, tiveram encontro com dirigentes do turismo local.

Bertolucci ficou muito feliz com a possibilidade da cidade sediar os Jogos Escolares da Juventude. “Gramado já recebe muitos eventos esportivos e seria uma honra ter mais esse, uma vez que envolve a participação de estudantes e fomenta o esporte e a economia local, que depende muito do turismo”, acrescentou ele. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, apresentou a infraestutura da cidade à comitiva e reiterou o desejo do prefeito. “Para nós será incrível ter a oportunidade de receber os jogos e essa gurizada talentosa, proporcionando uma grande é histórica etapa”, comentou.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem, anualmente, mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta anualmente com mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil. Integram os jogos as seguintes modalidades esportivas: ginástica artística, taekwondo, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.