Comitiva do desporto universitário brasileiro realiza visita técnica ao RS para escolha de cidade-sede dos jogos regionais

Comitiva da CBDU inicia roteiro de visitas em Santa Maria na reitoria da UFSM
Comitiva da CBDU inicia roteiro de visitas em Santa Maria na reitoria da UFSM - Foto: Divulgação SEL

Uma comitiva da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) está no Rio Grande do Sul, desta segunda-feira (27) até quinta (30), para visita técnica em Santa Maria e Gramado para escolha da cidade que vai sediar a etapa regional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que se realizam de 24 a 29 de agosto deste ano. A etapa nacional do JUBs ocorre de 2 a 9 de novembro, em cidade ainda a ser definida.

O Rio Grande do Sul também será sede da Etapa Regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em 2020. O município de Gramado foi o escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para essa competição. Desde a década de 70 o Estado não sedia esse tipo de jogos que além de fomentar o esporte movimenta a economia.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, o vice-presidente da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge), Francisco Carlos Lemes de Menezes, acompanhados pelo secretário do Esporte e Lazer (SEL), João Derly, e pelo representante do departamento técnico do Esporte da SEL, Marcelo de Andrade Sousa, estarão em Santa Maria, nesta terça-feira (28), e em Gramado, na quarta (29) e quinta-feira (30).

O grupo vai inspecionar instalações de ginásios e quadras de esportes de clubes e instituições gaúchas e a infraestrutura oferecida pela rede hoteleira dos dois municípios candidatos a sediar o evento esportivo da CBDU. A organização estima que, entre atletas e equipe técnica, haverá um acréscimo de cerca de mil pessoas circulando no período dos jogos na cidade escolhida como sede.
.