Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Governo autoriza retorno do Gauchão a partir de 23 de julho

Publicação:

Foto retorno do Campeonato Gaúcho
Retorno do Campeonato Gaúcho - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (9/7) o retomada dos treinos coletivos dos clubes de futebol a partir de segunda-feira, 13 de julho, e o reinicio dos jogos do Campeonato Gaúcho no dia 23 de julho, sem presença de público e atendendo os protocolos de prevenção ao coronavírus. A análise técnica foi realizada pelo Comitê Científico e avaliação do Gabinete de Crise do governo.

O comunicado à imprensa foi feito logo após reunião do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, e do diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, no Palácio Piratini.
Segundo o secretário de Esporte e Laser, Francisco Vargas, é um importante passo para o retorno das atividades do futebol no estado.

“A Federação Gaúcha demonstrou comprometimento com os critérios de distanciamento controlado e precauções no combate a disseminação da Covid 19. Os protocolos apresentados são rigorosos, detalhados e temos a convicção de que uma vez respeitados nossos atletas e demais envolvidos estarão protegidos” salientou Vargas.

De acordo com o governador Eduardo Leite, os protocolos a serem seguidos pelos clubes foram apresentados pela própria FGF, mas o Comitê Científico pede que alguns pontos sejam especialmente observados, como a restrição de pessoas durante os jogos e nos vestiários, a aferição da temperatura e a testagem dos envolvidos. Além de um trabalho de conscientização para evitar aglomeração em bares.

O presidente da FGF afirmou que a entidade colocará na rua a partir desta sexta uma campanha de conscientização para evitar aglomerações. Me comprometo, em nome dos clubes, de que os protocolos serão cumpridos à risca por todos nós”, afirmou Hocsman.

Secretaria do Esporte e Lazer