Novas regras para o segmento esportivo passam a valer a partir deste sábado

O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (09/04) novas medidas para uma abertura responsável de atividades e serviços no Rio Grande do Sul a partir da 0h deste sábado (10/04). Conforme o governador Eduardo Leite, as atuais regras de restrições só estão sendo adotadas devido ao alinhamento com os municípios gaúchos. Em reuniões feitas com prefeitos e representantes regionais, o governo demandou que as prefeituras atualizassem e enviassem novos planos de fiscalização à Secretaria da Saúde (SES).

Reforçando que devem ser respeitados os protocolos gerais de uso de máscara (uso obrigatório e correto de máscara, ajustada e cobrindo boca e nariz sempre), distanciamento (físico e não aglomeração, inclusive no ambiente de trabalho), ventilação (manutenção de janelas e portas abertas e/ou sistema de renovação de ar) e higienização (limpeza constante das mãos com água e sabão ou álcool 70%.

De acordo com as novas restrições de horário e limitações da cogestão na bandeira preta, as atividades relacionadas ao segmento esportivo seguem as seguintes regras:

Academias e serviços religiosos
• Todos os dias: das 5h às 22h, pode receber frequentadores, com restrições de distanciamento. Das 22h às 5h, deverá permanecer fechado, sem atendimento presencial.

Serviços de educação física (academias, piscinas etc., inclusive em clubes e condomínios)
? Fica permitido o uso exclusivo para atividade individual, para manutenção da saúde. Limite máximo de uma pessoa para 16m² de área. Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas.
? Grupos de no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado.
? Vedado compartilhamento de equipamentos simultaneamente (somente após higienização).

Esportes individuais ou em dupla, sem contato físico (ex.: quadras de tênis, inclusive em condomínios)
? Ficam autorizados os jogos de no máximo quatro pessoas, sem contato, sem público, com agendamento prévio e intervalo mínimo de 15 minutos entre os jogos para possibilitar higienização.
? Ficam vedadas as aglomerações ou confraternizações pré e pós-jogos.