Pró-Esporte aprova oito projetos com investimentos que somam mais de R$ 2,5 milhões

Foto: Divulgação/Sel

Desde março, quando começou o período de restrições de atividades presenciais em função da pandemia da Covid-19, as reuniões deliberativas da Câmara Técnica do Pró- Esporte RS continuaram ocorrendo normalmente em ambiente virtual.

Nesta quarta-feira (29/7), a Câmara Técnica, se reuniu de forma on-line e aprovou oito projetos desportivos que somam investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, nas modalidades de tênis, futsal, automobilismo e categoria de base de futebol de campo e futebol society.

A abertura da reunião foi feita pelo secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, que destacou a importância do trabalho realizado pela Câmara Técnica. “Quero agradecer a dedicação e o empenho de todos que estão realizando este importante trabalho com responsabilidade elevada, pois os projetos envolvem recursos do Estado. Especialmente neste momento de dificuldades, fomentar o esporte se faz ainda mais necessário”, ressaltou.

PROJETOS APROVADOS

Futsal
• Supercopa de Futsal 2020 é uma competição oficial da CBFS que reúne os campeões de Taça Brasil de Futsal 2019, Liga Nacional de Futsal 2019 e Copa do Brasil de Futsal 2019. O campeão desta competição garante uma vaga na Libertadores da América de Futsal de 2020.
• Cometa Craques do Futuro – Ano 2, que vai aplicar o valor do incentivo para preparar e viabilizar a participação das equipes das categorias sub-9 e sub-11 para disputa da Competição Estadual organizada pela Liga Gaúcha de Futsal.

Tênis
• Equipe Infanto-juvenil de Tênis ATC 2020-Março 21, que utilizará o valor para fomentar a equipe de tênis infanto-juvenil de rendimento, com a aquisição de materiais, contratação de equipe técnica e despesas de participação em eventos, oportunizando que 50 atletas disputem circuitos de tênis em nível estadual e nacional.
• 13º Rolando Garra Torneio de Integração, que objetiva promover a integração entre crianças e adolescentes dos diferentes núcleos da Fundação Tênis e oportunizar a prática e o desenvolvimento dos Valores Olímpicos.

Automobilismo
• Acelerando para Vencer, que irá promover o desenvolvimento e o aprimoramento técnico do piloto, Arthur Leist nas últimas quatro etapas da categoria Stock Car Light.
• Desafio da Velocidade, cujo valor será aplicado para possibilitar participação do piloto Rogério Antoniazi na principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car.
• Protótipo Gaúcho Velocidade e Resistência tem o objetivo de promover o esporte motor com a participação na Competição Endurance Brasil, tendo como seu principal piloto Vitor Genz.

Categoria de base de futebol e futebol society
• Formando Cidadãos beneficiará 200 crianças e adolescentes (meninos e/ou meninas) com idades entre os 6 e 15 anos promovendo a prática esportiva de futebol no contraturno escolar.

Alguns projetos foram aprovados com ressalvas, que precisam necessariamente ser atendidas para aprovação definitiva, publicação e liberação para captação.

Pró-Esporte RS

O Pró-Esporte RS, definido na Lei 13.924/12, tem como objetivo promover a aplicação de recursos financeiros em projetos de fomento à prática esportiva e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas e modalidades. O programa atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), através de incentivo do ICMS a empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado com investimentos de forma direta do Estado por meio de Editais.

A Câmara Técnica do Programa é responsável pelo julgamento do mérito dos projetos esportivos com base no Regimento Interno, e delibera sobre os procedimentos de repasse de recursos aos proponentes.