Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Secretaria do Esporte e Lazer divulga cronograma do Circuito de Lutas e Jogos Gauchescos a partir de maio 2021

Publicação:

Secretaria do Esporte e Lazer
Secretaria do Esporte e Lazer
Por Ascom Sel/RS

A primeira edição do Circuito de Lutas e Jogos Gauchescos teve datas confirmadas em 2021 pela Secretaria do Esporte e Lazer (Sel), nesta segunda-feira (3/8). 

O projeto Circuito de Lutas do RS, elaborado pela Sel, busca promover atividades esportivas gratuitas, em diversas regiões do Estado, nas modalidades de judô, taekwondo, karatê e jiu-jitsu. Ao proporcionar o acesso de crianças, jovens e adultos nessas práticas desportivas, aumenta a qualidade de vida e a inclusão social. Com início em maio de 2021, o evento ocorrerá em 10 etapas, nas seguintes cidades: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Venâncio Aires, Pelotas, Uruguaiana, Bagé, Erechim, Ijuí, Cruz Alta e Santa Maria, sempre aos finais de semana.

Os Jogos Gauchescos ocorrerão em setembro de 2021, juntamente com as festividades da Semana Farroupilha, em local a ser definido pela equipe de planejamento da Sel. O projeto contará com oficinas de jogos que fazem parte da cultura e esporte gaúchos. Com o objetivo de oportunizar alunos da rede pública estadual vivências esportivas e de lazer que despertem o interesse pela prática do tradicionalismo. Integram os Jogos Gauchescos as seguintes oficinas: bolinha de gude, cabo-de-guerra, bocha, ioiô, bilboquê, peteca, tacos e bodoque.

Os projetos são fruto de parceria firmada no início do ano entre a Sel e o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. As atividades estavam previstas para acontecer entre os meses de abril e setembro de 2020 e foram canceladas em razão da pandemia da Covid-19. Os convênios registrados na Plataforma + Brasil preveem recursos no valor de R$ 400 mil para a realização do Circuito de Lutas do RS e o valor de R$ 100 mil para a realização dos Jogos Gauchescos do RS.

Clique aqui:  Cronograma Circuito de Lutas
Clique aqui:  Cronograma Jogos Gauchescos

 

Secretaria do Esporte e Lazer