Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Secretaria do Esporte publica resolução com medidas preventivas ao Covid-19

Publicação:

Secretaria do Esporte e Lazer
Secretaria do Esporte e Lazer-SEL - Foto: Divulgação SEL

Com objetivo de estabelecer medidas preventivas no combate ao coronavírus (Covid-19) o secretário do Esporte e Lazer, João Derly assinou, nesta segunda-feira (16/03), resolução com medidas no âmbito da instituição. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (17). O documento prevê que os  eventos da Secretaria do Esporte e Lazer deverão ser cancelados ou adiados, pelos próximos 30 dias, conforme decreto publicado pelo governo do Estado, no dia 12 de março de 2020, que estabelece medidas para  conter o vírus.

Pró-Esporte

Em relação aos projetos financiados pelo Pró-esporte RS, via Lei de Incentivo e Fundo Estadual do Esporte, que estão em período de execução, estão automaticamente prorrogados pelo prazo de 60 dias, em razão da necessidade de suspensão ou interrupção de suas atividades em virtude das medidas temporárias de prevenção ao contágio. As alterações necessárias na execução do projeto deverão ser comunicadas com antecedência mínima de 10 (dez) dias da realização da(s) respectiva(s) atividade(s) e antes do término do período da execução do projeto,  através de requerimento para análise da equipe técnica para possibilitar as readequações nos projetos.

 Ainda ficam suspensos os atendimentos presenciais para os proponentes. As dúvidas e informações deverão ser solicitadas pelo e-mail: proesporte@esporte.rs.gov.br  ou telefones: 32159405, 32159406 e 32159408. Para assuntos gerais da secretaria o contato pode ser feito através do e-mail: gabinete@esporte.rs.gov.br

 Centro de Treinamento Esportivo (Cete)

No Centro de Treinamento Esportivo (Cete), onde circulam aproximadamente três mil pessoas por dia, ficam suspensas todas as aulas e atividades em grupo, a partir desta terça-feira (17), ficando autorizadas somente as práticas individuais nos espaços externos, com exceção das academias ao ar livre, que  permanecerão interditadas. Todos eventos agendados por terceiros também ficam suspensos conforme decretos do governo do RS que veda,  pelos próximos 30 dias, atividades de capacitação ou eventos coletivos que gerem aglomeração.  Para os usuários que  frequentam as áreas externas recomenda-se reforçar os cuidados com higiene como medida de prevenção.

 Conforme o secretário João Derly as medidas são amargas, mas necessárias:“ Sabemos que o remédio é amargo, mas necessário,  pois o  impacto econômico e social que o cancelamento de atividades e eventos pode causar é expressivo,  mas é o momento de pensarmos na coletividade e tentar ao máximo conter a proliferação do vírus. Estamos alinhados com as medidas anunciadas pelo governador  Eduardo Leite e estamos fazendo a gestão dos nossos eventos e instituição da melhor maneira possível”, afirmou.

 Principais medidas de prevenção:

- A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Manter ambientes arejados;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável ou usar a dobra do braço (etiqueta da tosse).

RESOLUÇÃO SEL Nº 03, DE 16 DE MARÇO DE 2020

Secretaria do Esporte e Lazer