SEL apoia delegação gaúcha no JUBs praia 2024
A delegação de 85 atletas obteve bons resultados na cidade do Rio de Janeiro
Publicação:
A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) esteve ao lado dos atletas gaúchos nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs – Praia) 2024, financiando o deslocamento da delegação do nosso Estado para a competição com recursos oriundos da Lei Pelé. Servidores da SEL também estiveram presentes no evento que terminou semana passada e contou com mais de 2 mil participantes de todo o país.
O RS levou uma delegação de 85 atletas, técnicos e dirigentes e competiu nas modalidades de basquete 3 x 3, beach hand, beach soccer, beach tennis, cross training, futevôlei, vôlei de duplas, vôlei 4x4 misto e wrestling.
O Rio Grande do Sul foi vice-campeão do beach tennis misto com a dupla da UFSM Pedro Martins e Luiza Damador. Ainda nessa modalidade, a UFSM conquistou o segundo lugar geral nas categorias masculinas e femininas (somatório dos resultados masculino, feminino e misto).
A UFSM também foi campeã geral no cross training masculino e feminino (somatória dos desempenhos na disputa feminina, masculina e mista) com os atletas Daniela Wouters e Eduardo Pinheiro. A equipe também obteve o segundo lugar na modalidade, com os atletas Renata Cargnin e Igor Acosta.
A Federal de Santa Maria não parou por aí! No beach soccer masculino o time encerrou sua participação com a quarta colocação na modalidade, conquistando o primeiro lugar entre as instituições federais. Este resultado é histórico para a Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge), que, pela primeira vez, teve representação na modalidade. Já no vôlei 4x4 misto, o time da UFSM ficou em quinto lugar na classificação final.
No basquete 3x3 feminino, a UFSM ficou em quarto lugar na classificação final. Já no masculino, o time da UFRGS participou da competição pela primeira vez, conquistando o sétimo lugar entre 25 equipes. Além disso, foi o segundo colocado entre as federais.
No beach hand (handebol de praia), a equipe masculina da FEEVALE/AECB obteve o quinto lugar, enquanto a equipe feminina da UFRGS chegou à quinta colocação entre 22 equipes, e a segunda colocação entre as federais. A universidade foi representada por uma equipe de nove atletas de diferentes cursos. A atleta Geórgia Prates conta que o JUBs foi “uma experiência única, na qual pude ter contato com um ambiente esportivo inédito, convivendo com atletas de diversos estados e esportes em uma atmosfera especial, ainda mais sendo no Rio”.