Seminário instrui sobre forma de captar recursos oferecidos pelo Estado para incentivar o esporte

O secretário da SEL, João Derly, abriu o encontro ressaltando que o edital do Feie encerra as inscrições no dia 07/10 - Foto: Ascom/SEL

Numa promoção da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), ocorreu hoje (02), o Seminário de Capacitação da Lei de Incentivo ao Esporte e do edital do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte – Pró-Esporte RS. O evento aconteceu no auditório do 20º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

A principal finalidade do seminário é tornar transparente o processo para captar os incentivos proporcionados pelo Estado. A capacitação foi dirigida aos gestores esportivos das prefeituras municipais da Região Metropolitana e de Porto Alegre, federações esportivas, clubes e associações da região.

O secretário da SEL, João Derly, abriu o encontro ressaltando que “o edital Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie) terá as inscrições encerradas nos próximos dias, disponibilizando 1 milhão e 40 mil a projetos esportivos. Não utilizando esses recursos viabilizados pelo Estado, acabamos perdendo os nossos atletas para outros estados. É importante o conhecimento técnico para termos acesso a esses recursos. Quem quer se inscrever no edital do Feie para apresentar projeto, não esqueça que se encerra no dia 07”, conclui.

O Pró-Esporte RS, que é um departamento da SEL, já teve aprovado este ano cerca de R$ 11,3 milhões em 56 projetos, um valor significativo, mas ainda distante do teto da lei que é R$ 20 milhões. O processo de capacitar os gestores na capital e interior do Estado, procura diminuir essa distância. O seminário de qualificação já foi realizado na Região de Santa Maria; do Vale do Rio dos Sinos; depois abrangeu a da Serra e, agora, Porto Alegre e Região Metropolitana O objetivo da SEL é que estes encontros aconteçam em todo o Estado.

Dando seguimento à programação do seminário, o secretário adjunto, Jader Maretoli, fez uma explanação sobre a SEL e falou nas ações da pasta nos primeiros meses da gestão. “As oficinas de capacitação que são dirigidas aos gestores esportivos, além de qualificá-los às leis de incentivo, quer aproximar a Secretaria das diversas regiões gaúchas”, ressalta Maretoli. Após, a diretora do Departamento de Fomento da SEL, Caroline Montagnier Eskenazi, e sua equipe técnica, abordaram o Programa Pró-Esporte RS e explicaram como deve ser feito o cadastro de interessados nos recursos disponíveis para projetos. O encontro contou com a participação de cerca de 100 gestores esportivos.

Gestores buscam conhecimento

Participante da 4ª edição do Seminário de Capacitação, o secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Jacó Schaumloeffel, acompanhado do coordenador de Eventos e Projetos do município, Flávio Prestes, conta que há meses vem tratando com a SEL sobre Pró-Esporte RS e Feie. "É muito bom que a secretaria tenha um programa que possibilite contemplar projetos esportivos. Queremos intermediar e servir como suporte técnico para que entidades locais possam montar seus projetos", explicou.

Ezequiel Bottega é professor concursado de Educação Física da prefeitura de Roca Sales, lida diariamente com 200 crianças de quatro a 15 anos no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) mantido pelo município. São alunos das redes públicas municipal, estadual e particular que frequentam as atividades de futebol e futsal no turno inverso ao das aulas. A prefeitura tem dois projetos, de R$ 20 mil cada, aprovados. "O recurso vai ajudar bastante na aquisição de material esportivo e no projeto de aumento da utilização de área do vôlei de verão", ressaltou, acrescentando que participar de curso de capacitação favorece planejar novas possibilidades de projetos.

Quem também veio buscar informações e o passo a passo sobre como executar um projeto para obter recursos foi o professor de judô, Roberson Silva dos Passos. Com 41 anos e há 25 anos praticante de judô, a academia em que treina atualmente, em Porto Alegre, reúne 50 alunos, sendo que dez são mantidos pela instituição. "Temos essas crianças carentes que precisam de uniforme e custeio do deslocamento. Também temos despesas com passagens para participar de campeonatos e cursos. Ajudaria bastante se pudéssemos utilizar recursos viabilizados pelo Estado", ponderou ele.

Edital do Fundo tem inscrições abertas até o dia 07 de outubro

O edital Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), com recursos de R$ 1 milhão e 40 mil, está com as inscrições abertas até o dia 07 de outubro. O auxílio é destinado a 24 novos projetos de pessoas físicas. O valor representa um acréscimo de mais de 100%, se comparado em relação ao edital anterior de 2018, com recursos de R$ 450 mil.