Atletas apoiados por programas da SEL são convocados para a Seleção Brasileira de Patinação Artística
Heloísa Londero Zorzi e Eduardo Binsfeld do Nascimento disputam torneio em Santa Catarina
Publicação:
Heloísa Londero Zorzi e Eduardo Binsfeld do Nascimento foram convocados para a Seleção Brasileira de Patinação Artística para a disputa do Sul-Americano 2024. Com apoio de programas da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), eles representarão o Brasil na modalidade Dupla de Dança na competição que ocorrerá de 31 de outubro a 9 de novembro em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Heloísa está com projeto em execução pelo Pró-Esporte RS, enquanto Eduardo foi um dos 490 esportistas beneficiados pelo Bolsa-Atleta RS em sua primeira edição. Heloisa iniciou na modalidade aos 7 anos de idade, na Escola Trans Nação de Patinação, da cidade de Santa Rosa. Começou participando de algumas copas escolares e, após a parada em função da pandemia de Covid-19, começou a treinar na equipe de competição da escola e a participar de campeonatos ligados à Federação Gaúcha de Patinagem.
Eduardo também iniciou na mesma escola desde cedo e a dupla se formou há aproximadamente 3 anos, já acumulando vários títulos estaduais e nacionais em suas categorias, além do Sul-Americano e de títulos Pan-Americanos.
Heloísa destaca que o apoio do Pró-Esporte permite que o atleta de rendimento tenha condições de investir na sua preparação e ganhe um suporte para poder encarar os desafios das competições. “Com a contemplação no Pró-Esporte, fiquei super feliz e mais animada ainda em dar o meu melhor nos treinos e competições, principalmente por ser um esporte que exige bastante do atleta e é pouco difundido. Além de me ajudar, irá ajudar a divulgar a modalidade”, complementa a patinadora.
Saiba mais sobre os programas
O Pró-Esporte RS, coordenado pela SEL, atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com incentivo do ICMS a empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, via editais. Desde 2021, o programa passou por um processo de democratização, saindo de 14 para mais de 60 modalidades atendidas, ampliando, assim, sua capilaridade e impacto social.
O ano de 2024 foi histórico para o esporte gaúcho. O governo do Rio Grande do Sul concretizou a inédita versão estadual do Bolsa-Atleta, após projeto elaborado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e que se tornou lei em 2023. O programa se mostrou um dos mais completos e inclusivos do Brasil. Foram beneficiados 490 esportistas entre atletas e treinadores, com a destinação de 50% das bolsas para a categoria esporte educacional e 25% de bônus sobre os valores estipulados ao paradesporto. O investimento foi de R$ 4,5 milhões por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (FEIE).