Cete reúne a comunidade em evento aberto e celebra 54 anos de vida
Espaço administrado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) faz aniversário ao lado de seu público
Publicação:

Com um evento de acolhimento, integração e, claro, valorização do esporte. Assim foi comemorado, na quarta-feira, dia 14 de maio, o aniversário de 54 anos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo, o Cete, gerido pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL). O local, que fica no bairro Menino Deus, é reconhecido por suas características de serviços à comunidade: do esporte como lazer e saúde ao alto rendimento, além de espaço de convivência e bem-estar. Lá, atletas olímpicos e paralímpicos treinam para suas competições, ao mesmo tempo em que idosos, crianças e público em geral mantêm seus hábitos de prática esportiva para manutenção da saúde e convivência com a comunidade.
Representando o secretário Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, a diretora do Centro, Nathalia Lauermann, agradeceu a quem foi e convidou a todos e todas a estarem sempre presentes no complexo. “É uma alegria enorme recebê-los aqui hoje para comemorarmos os 54 anos do Cete. Cada um tem uma história e uma vivência aqui, e a gente quer vocês cada vez mais conosco aproveitando esse espaço, que é de todos vocês”.
A Secretaria do Esporte e Lazer e o Cete realizarão mais um evento em comemoração aos 54 anos do espaço, no sábado, dia 17 de maio, a partir das 7h30. Entre as atividades, haverá recepção com o Grupo de Caminhada Plus Size, caminhada esportiva, sessão de massagem e espaço kids. O encerramento será com aula de samba.
Objetivos diversos e um lugar em comum
O evento contou com essa diversidade de propósitos, com atividades que foram das oficinas esportivas praticadas no local, passando por atividades recreativas para as crianças, a ações de cuidado com a saúde, como aferição da pressão arterial e índices de glicose, em parceria com a Faculdade Estácio e com as federações esportivas que integram a rotina do Cete. Os participantes ainda curtiram show de música e aproveitaram bolo e pipoca. O aposentado Manuel Padilha aprovou as atividades: “Achei a experiência maravilhosa. Fomos muito bem acolhidos. Nós fizemos nossa caminhada e medimos a glicose e a pressão. Agora vamos aproveitar a música".
Assim como Manuel, muitas pessoas aproveitaram a disponibilidade dos serviços vinculados à prevenção e manutenção da saúde. Aferindo a pressão dos participantes, estava a estudante de enfermagem Pamela Jacinto. Ela destacou a relevância da ação: “É importante porque a saúde está vinculada ao esporte. A atividade física é uma prevenção para o futuro, para não ter problemas de saúde. A aferição da pressão, junto ao esporte, é importante. Muitas pessoas procuram o esporte e o Cete justamente por ter algum problema de saúde. Seria interessante ter esses eventos em vários locais, para que as pessoas tenham mais facilidade para se cuidar. Isso é outra coisa importante do evento, trazer a saúde até as pessoas. Dá para ver que o pessoal está bem interessado. ”.
Espaço aliado à educação
E para demonstrar os projetos direcionados à parte esportiva, oficinas das modalidades foram realizadas para apresentar novas alternativas aos jovens e incentivar que mais meninos e meninas comecem na prática. Uma dessas oficinas foi a de levantamento de peso, esporte olímpico que é realizado no Cete. O presidente da Federação Esportiva Estadual da modalidade, David Machado, ressaltou a importância do evento de aniversário do Cete para apresentar novas atividades a todos.
“A gente percebe que as crianças têm bastante interesse na modalidade. Isso é muito bom para nós. Os pais descobrem que o levantamento de peso não é lesivo ao corpo, o que traz mais participantes e, assim, mais chances de descobrir atletas de alto rendimento. O evento trouxe bastante público, então a gente consegue mostrar o nosso esporte. ”.
Boa gestão ajuda modalidades a evoluírem
O levantamento de peso, aliás, se destaca no cenário nacional muito por conta da estrutura do espaço, como David Machado atesta: “O Cete é muito importante para a modalidade, aqui foi um dos primeiros centros em que se instalou a modalidade. Daqui saiu a medalhista nacional Júlia Rodrigues. A estrutura que o Cete entrega faz com que a gente atinja um público que não conseguiria se não existisse o espaço.”.
“Graças ao Cete hoje o kickboxing gaúcho é referência nacional. Essa evolução do esporte está ligada ao local que nós temos. Nós ganhamos uma sala aqui, que eu chamo de sede campestre, por conta do tamanho da estrutura, o que viabiliza o esporte, porque nem todas as academias têm o que o Cete tem".
Como a ideia do Cete é também integrar e trazer a prática esportiva para a sociedade, Cafuringa destaca a importância do evento para divulgar o esporte, além de contar como a prática esportiva é o início de mudanças de vida. “Os alunos vêm começar, e se pegam o gosto, então estão no caminho certo. A nossa ideia aqui é apresentar o esporte às crianças. O importante é começar. A família toda se envolve, sabe que estando no Cete a criança está segura, com a mente ocupada.” O treinador do mundo das lutas ainda destaca a boa gestão do Cete e a sua evolução: “Eu vi o Cete se transformar, e posso dizer que hoje ele é muito mais acolhedor. Os projetos das várias modalidades trazem grandes vantagens ao esporte. ”.
