Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Cete promove programação especial para a comunidade pelo aniversário de 54 anos

Administrado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), complexo receberá dois eventos com atrações gratuitas nesta semana

Publicação:

Cete completa 54 anos em maio
Cete completa 54 anos em maio - Foto: Divulgação

Em comemoração ao aniversário de 54 anos, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) promove, neste mês de maio, dois eventos com atrações gratuitas para toda a comunidade. Administrado pela Secretaria do Esporte e Lazer do Estado (SEL), o complexo, localizado no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, abre suas portas para esta celebração especial nesta quarta-feira (14) e no sábado (17), com diversas atividades que visam estimular a convivência, a inclusão e a busca pela saúde por meio da prática esportiva.

Nas festividades do dia 14, data oficial do aniversário, os frequentadores terão à disposição, a partir das 10h, serviços como: avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e glicose, oficinas esportivas, espaço Kids com brinquedo inflável, cama elástica e piscina de bolinhas. A partir das 15h30, haverá bate-papo sobre comportamento alimentar e oficina de drinks proteicos saudáveis. As atividades são gratuitas e contam com a parceria da faculdade Estácio e das federações esportivas que integram o dia a dia do Cete.

No sábado, dia 17, a comemoração continua com ainda mais esporte. A partir das 7h30, o Cete oferece recepção ao evento com o Grupo de Corrida Plus Size, caminhada esportiva e corrida para iniciantes, treino intervalado de circuito funcional, sessão de Quick Massagem, espaço kids com brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas. O encerramento será com uma aula de samba.

"Pensamos nestes eventos como um símbolo que resume a nossa missão aqui no Cete, que é fazer da prática esportiva uma ferramenta de inclusão social, de promoção da saúde e bem-estar, além, claro, do nosso foco em alta performance. Quero aproveitar e reforçar o convite para que a comunidade se mobilize e compareça para estes dias de muito esporte, saúde e lazer", destaca o secretário do Esporte e Lazer do RS, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral.

"Neste momento de celebração, o que mais queremos é ver o Cete repleto de gente. Trabalhamos para que este seja cada vez mais um espaço para todos e, neste mês de aniversário, não poderia ser diferente. Queremos todos conosco, a criança, o jovem, a mulher, a pessoa idosa. Esse sentimento de pertencimento que os frequentadores têm pelo Cete é o que faz dele um complexo tão querido e longevo", complementa a diretora do Cete, Nathalia Lauermann.

Aniversário do Cete:
14 de maio - a partir das 10h
17 de maio - a partir das 7h30

Endereço:
Rua Gonçalves Dias, 700 - Bairro Menino Deus, Porto Alegre

Cete promove inclusão e convivência, como no evento dedicado ao Dia da Mulher
Cete promove inclusão e convivência, como no evento dedicado ao Dia da Mulher - Foto: Divulgação / SEL

Cete: de Parque de Exposições a berço de talentos

Agropecuária Estadual, antes da transferência definitiva para Esteio, onde até hoje a Expointer é realizada. Já a história esportiva do Cete começa em 1971 quando o governo do Estado cria na área um centro de treinamento vinculado ao Departamento Estadual de Desporto (DED), ligado à Secretaria de Educação, que disponibilizou para a comunidade a prática de diversas modalidades esportivas. O local passou a ser chamado de Parque Esportivo Menino Deus, ganhando o nome atual a partir de 1983.

Em 2006, o Cete foi declarado patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Campeonato Mundial de Atletismo Master. Considerada como teste para a Copa de 2014, a competição reuniu cerca de 5 mil atletas e foi considerada o maior evento esportivo ocorrido nos últimos 50 anos em Porto Alegre, depois da Universíade de 1963. Em 2024, o Cete se tornou, por dois meses, abrigo para mais de 300 pessoas e ponto de coleta e distribuição de doações para a população atingida pela enchente de maio.

Copa Escolar de Ginástica Artística no Cete
Copa Escolar de Ginástica Artística no Cete

Hoje, o Cete conta com mais de 7 hectares de equipamentos esportivos. São quadras poliesportivas, ginásios cobertos, pista de atletismo, academia de musculação, salas de artes marciais e áreas para treinamento funcional. O espaço é utilizado tanto para treinamentos de alto rendimento quanto para práticas esportivas amadoras e programas de inclusão social.

Mais de 800 crianças e adolescentes da rede pública de ensino são beneficiados com bolsas gratuitas para a prática de diversas modalidades, como ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo e boxe. Foi no Cete que começaram a brilhar nomes que levaram o Rio Grande do Sul para o mundo. Atletas como Daiane dos Santos, campeã mundial na ginástica artística, e Paulo Jukoski, o Paulão, campeão olímpico no vôlei, iniciaram suas trajetórias no espaço.

Cete tem espaço dedicado a atividades para a pessoa idosa
Cete tem espaço dedicado a atividades para a pessoa idosa - Foto: Divulgação

A inclusão também é pauta diária no complexo. De atividades voltadas à pessoa idosa, passando por aulas de judô inclusivo até espaço para equipes do paradesporto desenvolverem seus treinamentos. Vêm do paradesporto vários exemplo de sucesso da relação do Cete com talentos do esporte, como Jovane Guissone, campeão olímpico na esgrima, e Wallison Fortes, campeão mundial na prova dos 200 metros da classe T64 (para amputados nos membros inferiores com prótese).

Ambos realizam seus treinamentos no Cete, em mais um exemplo de que o complexo mantém firme o compromisso de sua missão: ser um espaço democrático de promoção do esporte e do lazer para todos os gaúchos.

Visão aérea do Cete em Porto Alegre
Visão aérea do Cete em Porto Alegre - Foto: Chico Santana / SEL
Secretaria do Esporte e Lazer