Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Com apoio da SEL, delegação gaúcha no JUBs 2024 se destaca em diversas modalidades

Foram mais de 200 atletas e técnicos do RS competindo em Brasília

Publicação:

Time de handebol masculino da UFRGS
Time de handebol masculino da UFRGS - Foto: Divulgação FUGE
Por Mariana Xavier

A delegação gaúcha se destacou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024, encerrados no último dia 19, em Brasília. Os atletas universitários do Estado ganharam várias medalhas na competição, na qual tiveram o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer. A SEL financiou o deslocamento da delegação para a competição com recursos oriundos da Lei Pelé e enviou servidores da pasta para o evento que reuniu cerca de 7 mil participantes de todo o país. 

O Rio Grande do Sul levou uma delegação de 211 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. A Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) é parceira da SEL na preparação do evento, bem como da etapa classificatória regional, os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). 

Entre os destaques gaúchos, está o time de basquete masculino da UFRGS, que conquistou o ouro e subiu da segunda para a primeira divisão da modalidade.  A equipe de natação também se saiu muito bem, com várias medalhas de prata e bronze, além do ouro nos 50 metros borboleta da atleta Eduarda Gobbo (FacSogipa). Tanto Eduarda quanto o nadador Leonardo Zeferino (UCS) foram classificados e convocados para o Sul-Americano Universitário na Colômbia, a ser realizado em novembro. 

A equipe da natação paradesportiva feminina da Unilasalle e da Associação Esporte+ também se sagrou campeãFabiane Cordioli, da categoria S6, conquistou cinco medalhas de ouro. Na mesma categoria, Gabriel Alexandre Corso subiu no pódio seis vezes, com cinco ouros e uma prata. 

As campeãs do IDEAU futsal feminino
As campeãs do IDEAU futsal feminino - Foto: Divulgação FUGE
No atletismo, o Estado também conquistou excelentes resultados. No salto com vara, foi ouro no feminino e no masculino: Maria Rita Piekas, da UFSM, e Jefferson Santos, da FacSogipa, trouxeram as medalhas para casa. Nathaly Midon, da FacSogipa, ficou com a prata no lançamento de martelo e Gilvan da Costa, da mesma faculdade, conquistou o segundo lugar no salto triplo. Hélen Spadari, da UCS, foi vice-campeã nos 3 mil metros com obstáculos. 

Rayssa de Oliveira, da Feevale, foi bronze nos 100 metros com barreiras; José Antônio da Cunha, da Unijuí, conquistou o bronze nos 5 mil metros rasos; e a equipe da FacSogipa ficou em terceiro lugar no revezamento 4x100 metros feminino. 

A equipe de vôlei feminino da UPF foi prata e subiu da segunda para primeira divisão, enquanto o time de futsal feminino da IDEAU conquistou o vice-campeonato e subiu da terceira para a segunda divisão. O handebol feminino da Ulbra foi prata na segunda divisão e, no judô, Camila Zeferino da Uniasselvi foi prata na categoria meio pesado (-78 kg). 

Por fim, o Rio Grande fez bonito nos e-sports: a equipe Sailor, da URI, foi ouro na competição de Counter Strike. 

O JUBs é a principal competição esportiva universitária do Brasil. Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), conta com 31 modalidades em disputa. Além dos esportes, a competição também engloba os e-sports e o acadêmico, modalidade que tem por objetivo classificar os melhores artigos científicos produzidos pelos estudantes, que fazem apresentações orais para uma banca avaliadora. Alunos de graduação e pós-graduação podem participar e os trabalhos devem ter relação com o esporte, independente da área.  

Os campeões da natação paralímpica
Os campeões da natação paralímpica - Foto: Divulgação FUGE

Secretaria do Esporte e Lazer