Com financiamento do Pró-Esporte, equipe de Taekwondo conquista 16 medalhas em competição nacional
Associação Gravataí Taekwondo (GTC) foi destaque na Copa do Brasil da modalidade, que aconteceu no Rio de Janeiro
Publicação:
Com apoio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), por meio do Pró-Esporte RS, a Associação Gravataí Taekwondo (GTC) conquistou 16 medalhas para o Rio Grande do Sul, no final de semana passado, na cidade do Rio de Janeiro. As competições da Copa do Brasil da modalidade aconteceram no Parque Olímpico Brasileiro, que é o berço do taekwondo nacional e onde foram disputadas as Olimpíadas do Rio em 2016.
A GTC é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a democratização do esporte, ou seja, oportunizar a prática do Taekwondo para todas as classes socioeconômicas, explorando as potencialidades dos alunos, com a possibilidade destes tornarem-se atletas, além de cotidianamente estar combatendo o preconceito, a violência e demais mazelas sociais por meio da prática esportiva.
O Programa Pró-Esporte da Secretaria do Esporte e Lazer financia, por meio de renúncia fiscal, o projeto da Associação no valor de R$ 200 mil, contemplando 20 atletas. Os atletas da GTC medalharam em diversas categorias da competição: na Copa do Brasil de Faixas Pretas, o destaque foi a prata da gravataiense Joana Emanuele, além do bronze para os atletas Cayo Lemes, Rafaela Pacheco e Bianca Leal. Na Copa do Brasil de Poomsae, saiu a medalha de ouro para o atleta Vitor Pech e prata para a dupla Lara Roxo e Cadu Lemes.
Já na Copa do Brasil de Faixas Coloridas, a equipe de Gravataí levou dois ouros com Lara Roxo e Samantha Xavier, além do bronze com Andrei Momi. No Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas, Lara Roxo, Samantha Xavier, Rafaella Braga, Bianca Leal e Liliane Ferreira levaram a medalha de ouro na competição.
O coordenador do Projeto GTC Futuro Olímpico, Ruan Martins, parabenizou os atletas e toda a comissão técnica pelo empenho: “Em 2023 conquistamos cinco medalhas e, em 2024, foram 16 no total. O aporte de empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte também é um dos grandes feitos da nossa associação, pois assim oportunizamos uma melhor estrutura para todos os nossos atletas.”