Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conhecidos os campeões da superfinal entre Jergs x Cergs nas modalidades futsal, basquete e handebol

Publicação:

Medalhas do Cergs e Jergs
O Cergs é promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer e o Jergs pela Secretaria da Educação. Foto: Ascom/SEL

As sete superfinais entre as equipes campeãs do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) e dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) nas modalidades futsal, basquete e handebol (feminino e masculino nas categorias juvenil e infantil) ocorreram em Novo Hamburgo. Os alunos classificados participarão da etapa regional sul que ocorrerá em Cascavel (PR), de 2 a 6 de setembro. Os campeões e vice-campeões de cada categoria da etapa regional serão os representantes gaúchos para os Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que ocorrerá em Blumenau (SC) entre 16 e 30 de novembro

Veja as escolas campeãs:

– Futsal feminino infantil: Colégio GuSch (São Leopoldo)

– Futsal feminino juvenil: Instituto Estadual de Educação Cristóvão Mendoza (Caxias do Sul)

– Futsal masculino infantil: Colégio Franciscano Sant`Anna (Santa Maria)

– Basquete feminino juvenil: Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul)

– Handebol masculino infantil: Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Moschetti (Capão da Canoa)

– Handebol feminino infantil: Colégio São Domingos (Torres)

– Handebol masculino juvenil: Colégio La Salle Carmo (Caxias do Sul)

O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, destacou a importância dos jogos escolares. “Essa experiência é inesquecível para as crianças e os adolescentes, pois a prática esportiva é benéfica para a vida.Todos participantes já são campeões, por isso desejo muito boa sorte e novas façanhas para os alunos classificados e espero que os demais continuem praticando e competindo”, afirmou.

Organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer, o Cergs é direcionado para as escolas da rede privada gaúcha. É dividido entre 12 modalidades esportivas, masculinas e femininas. Nas modalidades coletivas estão o basquete, futsal, handebol e vôlei. Nas individuais, o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os Jergs são promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc), organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com prefeituras e a comunidade escolar gaúcha. São modalidades do Jergs o atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez, além de atletismo, bocha paralímpica e tênis de mesa para alunos com deficiência.

As demais finais entre os classificados do Cergs e dos Jergs serão em outubro.

Secretaria do Esporte e Lazer