Conselho Estadual de Esportes conta com novos integrantes

Secretário João Derly preside reunião do Ceers
Secretário João Derly preside reunião do Ceers - Foto: Divulgação SEL

Em reunião do Conselho Estadual de Esportes do Estado do Rio Grande do Sul (Ceers), realizada nesta terça-feira (05), na Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), foi anunciada a nova composição dos integrantes do órgão. O decreto nº 54.813,  que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 4 de outubro de 2019,  dispõe sobre a alteração no decreto nº 50.018, que institui a composição dos integrantes do Ceers. Na oportunidade, o titular da SEL, João Derly, ressaltou a importância da inclusão da Secretaria de Segurança Pública como membro do conselho, em virtude dos assuntos que envolvem as duas pastas. Na ocasião, também foi definido um representante da Câmara Técnica do Pró-Esporte para integrar o Ceers.

Derly, que preside o conselho, comentou que pretende tornar o Ceers proativo no desenvolvimento de políticas públicas no esporte e lazer para o Estado.”Temos um grande desafio à frente e contamos com a expertise de cada um dos integrantes, que podem colaborar com suas demandas e ideias para juntos montarmos um plano de governo para o esporte gaúcho”, acrescentou o secretário.

O Ceers é um órgão com caráter consultivo e deliberativo, diretamente vinculado à SEL, que desenvolve, direciona e orienta as ações do Estado no incentivo ao esporte. Ao conselho compete interpretar a legislação esportiva nacional e estadual, elaborar instruções normativas sobre sua aplicação e zelar pelo seu cumprimento. Também é de sua responsabilidade homologar o calendário estadual de atividades esportivas e acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado destinados a atividades esportivas.

Conselho Estadual de Esportes
Conselho Estadual de Esportes - Foto: Divulgação SEL

Conforme o decreto nº 54.823, integram o Conselho Estadual de Esportes as seguintes instituições: Secretaria do Esporte e Lazer, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS (Faders), Conselho Regional de Educação Física do Estado do RS (Cref2/RS), Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg-RS), Desporto Paraolímpico, Associação das Federações Esportivas do RS (Afers), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais (Federaclubes/Sincergs), além de três representantes do Estado indicados por notório saber no segmento desportivo.