Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Conselho Estadual do Esporte e Lazer realiza primeiro encontro de 2021

Publicação:

Foto: Divulgação/Sel
Foto: Divulgação/Sel
Por Ascom/Sel

O secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, participou, nesta terça-feira (09/02), da primeira reunião de 2021 com representantes do Conselho Estadual de Esportes do Estado do Rio Grande do Sul (Ceers). Durante o encontro virtual, o gestor apresentou o projeto Parque Náutico Gaúcho, a ser executado no bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

Segundo Vargas essa será a primeira Marina Pública do Estado que unirá esporte e lazer para os gaúchos.

“Esta foi mais uma grande vitória da SEL, foi necessário um trabalho árduo para recuperar essa área. Esse espaço precisa, ainda, ser regularizado, mas estamos em trâmites finais. Até então não tínhamos um local adequado para fomentar os esportes náuticos”, concluiu Vargas.

Na sequência, o coordenador do Ceers, e da Conferência Estadual do Esporte, Marcelo Gigoski, confirmou o terceiro dos seis encontros da Conferência Estadual do Esporte e Lazer 2020/2021, que acontecerá dia 9 de março, às 15h, em Caxias do Sul, com transmissão ao vivo pela TVE, Facebook e Youtube. O polo será composto pelas Associações dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Campos de Cima da Serra (Amucser), Vale Taquari (Amvat), Turismo da Serra Gaúcha (Amserra), Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi).

Nesta edição, o evento ganhará um novo formato, passando a ser semipresencial, onde cada município das regiões poderão ter um representante presencial para debater os temas da sua cidade. Outra novidade será o curso de capacitação de projetos para o Pró-Esporte, ministrado pela equipe do departamento de Fomento (Defom), para todos aqueles que têm interesse em buscar o incentivo do Estado.

“O conselho está se mostrando muito importante para o alinhamento da Conferência e da montagem do Plano Estadual do Esporte, onde visamos auxiliar o desenvolvimento do esporte em todo o estado, agindo com força na base e não esquecendo do rendimento que é a ponta de pirâmide”, afirmou Gigoski.

O Ceers é um órgão com caráter consultivo e deliberativo, diretamente vinculado à Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), o qual compete interpretar a legislação esportiva nacional e estadual, elaborar instruções normativas sobre sua aplicação e zelar pelo seu cumprimento. Também é de sua responsabilidade homologar o calendário estadual de atividades esportivas, acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado destinados às atividades.

Secretaria do Esporte e Lazer