Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Copa RS de Futebol Amador 2024 define seus campeões em rodada especial; conheça os vencedores

Organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer, a Copa RS é maior competição de equipes de futebol do Rio Grande do Sul

Publicação:

Secretário Gaúcho da Geral entrega troféu para EC Barnabé, campeão da categoria Master da Copa RS 2024
Secretário Gaúcho da Geral entrega troféu para EC Barnabé, campeão da categoria Master da Copa RS 2024 - Foto: Willian Abi / Divulgação SEL

Depois de 237 partidas, 165 times e mais de 6,5 mil profissionais envolvidos, a segunda edição da Copa RS de Futebol Amador definiu os campeões das três categorias em decisões realizadas no estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, em Gravataí, no domingo (01). Organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer do Estado, a Copa RS é maior competição de equipes de futebol do Rio Grande do Sul, movimentando a economia e o lazer de 82 municípios.

CONHEÇA OS CAMPEÕES
Categoria Master: EC Barnabé (Gravataí)
Categoria Livre: GE São Pedrense (São Pedro do Sul)
Categoria Veterano: Caponense FC (Capão da Canoa)

VÍDEOS
Reveja os jogos no YouTube da Copa RS

Finais da segunda edição da Copa RS de Futebol Amador
Finais da segunda edição da Copa RS de Futebol Amador - Foto: Willian Abi / Divulgação SEL

O domingo de futebol começou às 9h30 com a cerimônia de abertura da competição, que contou com a presença do secretário do Esporte e Lazer do RS, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral. "A Copa RS já é um patrimônio esportivo do nosso Estado, promovendo a integração entre as regiões e movimentando a economia nos locais dos jogos. O domingo foi emocionante no Estádio Vieirão, com arquibancadas cheias e a valorização do esporte gaúcho", destacou o titular da pasta.

A primeira decisão foi válida pela categoria Master, para jogadores acima de 50 anos, uma das novidades desta edição. O Esporte Clube Barnabé, de Gravataí, venceu o Carrossel, de Caxias do Sul, por 4 a 0 e conquistou o título.

Depois, às 13h, foi a vez da categoria Livre, para os jogadores acima de 18 anos. O grande destaque ficou por conta da arbitragem. Com duas finais de Copa do Brasil no currículo, o catarinense Braulio Machado da Silva, árbitro Fifa de 45 anos, apitou o duelo entre Vila Nova, de Taquara, e São Pedrense, de São Pedro do Sul. O time do São Pedrense venceu por 1 a 0, levantando a taça.

Encerrando o dia de muito futebol, a categoria Veterano, para atletas a partir de 40 anos, definiu seu campeão após a partida entre Caponense, de Capão da Canoa, e Respeito e Igualdade, de Torres. No tempo normal, houve empate em 2 a 2. A decisão por pênaltis foi longa e emocionante, terminando em 9 a 8 para o Caponense, campeão da Copa RS.

Confira os resultados:

Categoria Master:
EC Barnabé de Gravataí 4 x 0 Carrosel de Caxias do Sul

Categoria Livre:
Vila Nova de Taquara 0 x 1 GE São Pedrense

Categoria Veterano:
Caponense FC de Capão da Canoa 2 (9) x (8) 2 Respeito e Igualdade de Torres

Braulio Machado da Silva, árbitro Fifa de 45 anos, apitou a final da categoria Livre da Copa RS 2024
Braulio Machado da Silva, árbitro Fifa de 45 anos, apitou a final da categoria Livre da Copa RS 2024 - Foto: Willian Abi / Divulgação SEL
Secretaria do Esporte e Lazer