Definidas as equipes que se enfrentarão no Gauchão de Várzea

GV 1
Rodadas da primeira fase do Gauchão de Várzea foram definidas no Congresso Técnico

A bola vai rolar em seis regiões do Rio Grande do Sul, a partir do dia 15 de dezembro. As 18 equipes que participam da VII edição do Gauchão de Várzea conheceram seus adversários da primeira fase, durante o Congresso Técnico. As datas dos jogos e quais as equipes que se enfrentarão nas disputas foram definidas hoje (04), durante o evento. O encontro ocorreu no auditório do 20º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, das 8h30min às 11h30min.

A secretaria do Esporte e Lazer (SEL) através do Departamento do Esporte, retoma a organização do certame, o último campeonato foi em 2017, com os jogos avançando 2018. No congresso, onde os jogos e equipes foram sorteados, estiveram presentes os representantes das diversas regiões. O Gauchão de Várzea, que promove o intercâmbio entre os municípios do Rio Grande do Sul, por meio do futebol, ocorrerá no mês de dezembro indo até o início de 2020.

1ª Fase – Municipal
2ª Fase – Microrregional
3ª Fase – Regional ( equipes / chaves)
4ª Fase – Oitavas de Final (equipes / jogo único)
5ª Fase – Quartas de Final, Semi-Final e Final (jogo único)

Regiões divididas em cidades e equipes da 1ª Fase do Gauchão de Várzea 2019

Região 6
1ª Rodada: Camaquã(Sede) X Rio Grande

Foco é a vitória

Depois de vários anos sem participar do Gauchão, o Santos Litoral Norte, do município de Tramandaí, retorna ao campeonato. “A equipe é formada por jogadores de vários municípios do Litoral: Cidreira, Capão da Canoa, Imbé, Xangrilá e Palmares do Sul, mas a maioria dos integrantes do time é de Tramandaí”, relata Alexandre Jungues, presidente da equipe. “Ter a possibilidade de jogar e trocar experiências com equipes de outros municípios é um estímulo para as equipes que participam deste campeonato”, finaliza. Alex Santos, representante do Desporto e Turismo de Tramandaí, diz que “esta é uma data interessante, pois o jogo acontece dentro da temporada, já que durante o ano ocorrem outros campeonatos e nesta data nenhum, para nós esta ocasião é ótima. Pretendemos chegar à vitória, para marcar nosso retorno”, enfatiza.

Participante pela primeira vez do campeonato Gauchão de Várzea, o Centenário Futebol Clube, de Santana de Livramento, dono de um passado de quem já viveu até mesmo confrontos internacionais, vai entrar em campo com espírito de vencedor. "Viemos para ganhar, não viemos para competir", diz, em tom espirituoso, o presidente do clube, Édison Pedro Pereira Freitas. Essa segurança se fundamenta no histórico do Centenário, clube criado em 1961, que já disputou campeonatos no Uruguai, com time amador de Rivera, e no desempenho do time. Com um elenco de veteranos, cuja média dos atletas é de 35 anos, o Centenário venceu as duas últimas edições do campeonato amador da cidade de Livramento. Com base nesses resultados, foi que o diretor-técnico da prefeitura, Roberto Lima, indicou o time para participar do Gauchão de Vázea, revela Pereira.

A proeza não será fácil para o Centenário. O Suvidir/Ferro Carril está na disputa para confirmar a façanha do VI Gauchão de Várzea, quando sagrou-se campeão. O presidente do clube, Luís Carlos Corrêa da Silva, assegura que "o time de Uruguaiana vem para defender o título. Respeitamos as demais equipes, mas buscamos o título de bicampeão". Entre os atributos do clube destacados pelo dirigente, estão as contratações de novos talentos, neste ano, para fazer frente às competições e os vários títulos conquistados: é tricampeão da Liga Primavera e multicampeão de torneios do SESC/RS.

GV
Atletas do Grêmio Camaquense

Mas para ficar mais próximo da vitória almejada, é fundamental esperar a bola rolar em campo. Razão porque os próximos meses são só expectativa para o estreante no Gauchão de Várzea, Jair Pacheco, técnico do Grêmio Camaquense, que participou do congresso da SEL acompanhado de dois reforços: o atacante Vinícius Dias, 23 anos; e Guilherme Centeno, posição de volante, 21 anos. Novatos no torneio, mas entusiasmados com o confronto. "Os atletas estão ansiosos", resume o técnico, que confessa que o objetivo é levar o time à vitória nesse torneio de 18 competidores. "Já iniciamos treinos específicos para o campeonato. Quero passar de fase e fazer história. Isto é, levar o time o mais longe possível e dar oportunidade para a gurizada jogar", ressalta Pacheco, de 46 anos, que mantém há 20 anos uma escolinha de futebol no município de Camaquâ, de onde saem os atletas do clube.