Eventos financiados pelo Pró-Esporte proporcionam atividades esportivas e inclusão por todo o RS
Do futebol ao jiu-jítsu, uma série de atividades realizadas no Estado teve o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer
Publicação:
O último final de semana foi recheado de eventos esportivos financiados pelo Programa Pró-Esporte por todo o Estado, proporcionando atividades, competições e inclusão nas mas variadas regiões do Rio Grande do Sul.
Em Paraí, na sexta-feira (15), o Paraí Futebol Clube recebeu o Secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, junto com a equipe da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). O secretário estava na cidade para a inauguração da iluminação do Campo Municipal Adelino Pecatti, feita com recursos do Avançar RS e aproveitou para ver de perto o projeto Paraí F.C., que tem o apoio do governo estadual, por meio do Pró-Esporte. Na ocasião, Danrlei recebeu das mãos do presidente Jacó Gossler uma camisa do Paraí F.C. e deu o pontapé inicial para o jogo-treino que aconteceu logo após a inauguração da iluminação do campo.
Em Porto Alegre aconteceu no domingo (17) mais uma etapa da Copa Prime de Jiu-Jítsu, e duas equipes financiadas pelo Pró-Esporte tiveram destaque na competição: a Equipe Cães de Guerra, de Alvorada, e a Equipe Competição Bonja, oriunda do bairro bom Jesus, de Porto Alegre. Ambas são capitaneadas pelo atleta multicampeão Nato Werlang.
Somando as duas equipes, 26 atletas financiados participaram da competição e receberam quimonos e abrigos, além do valor referente às inscrições no campeonato. Ao total, esses atletas conquistaram 12 ouros, 3 pratas e 7 medalhas de bronze. A Copa Prime é o principal campeonato de jiu-jítsu do Estado, com aproximadamente 700 inscritos e mais de 3 mil pessoas circulando, entre atletas, professores, familiares e amigos.
A capital recebeu ainda as finais do Gauchão Clubes de Camisas, que reuniu as principais equipes do Rio Grande do Sul de futebol sete. Clubes de Camisas são clubes tradicionais do RS de futebol de campo que possuem equipes de futebol sete.
O campeonato foi 100% financiado com recursos do Pró-Esporte RS e contemplou 12 equipes de 25 atletas cada, além dos atendimentos indiretos. A competição é organizada pela Liga Porto-Alegrense de Futebol Sete e chancelada pela Confederação de Futebol Sete. Na final, Riograndense e Internacional empataram em 4 a 4 e o campeão foi conhecido na cobrança de pênaltis. O Colorado venceu por 4 a 3 e comemorou a conquista do título.
Já em Pelotas, aconteceu a cerimônia de inauguração do projeto Craque do Futuro, um projeto social de futebol que atende 120 crianças da cidade. O projeto é financiado pelo Pró-Esporte e patrocinado pela empresa Sulpar.
Na cerimônia, o projeto foi apresentado para as famílias, a comunidade e autoridades e os materiais adquiridos foram entregues aos alunos: conjuntos de bola, coletes, fardamento completo, kit funcional, redes de goleira, mochilas e chuteiras.
Em Vacaria, foi realizada a Etapa de Abertura do Circuito de Tênis Gaúcho. Foram três dias de muito esporte e lazer para as 232 crianças e adolescentes inscritos. O Circuito de Tênis Gaúcho é realizado pela Associação de Meninos e Meninas Santa Cecília (AMMA) e tem seus custos 100% financiados pelo Pró-Esporte RS.
A AMMA é uma tradicional entidade que atua no município desde 1969 na defesa e promoções dos direitos das crianças e adolescentes. Em 2020, percebendo a necessidade de buscar melhor estrutura competitiva aos que manifestam habilidade desportiva, criou o projeto “Lapidando Tenistas”, proporcionando que mais de 40 beneficiários participem de competições estaduais e tenham seus treinos aperfeiçoados.
O financiamento do Pro-Esporte/RS tem ajudado a dar melhores condições para esses jovens, na sua maioria em situação de risco social, a desenvolverem seus talentos esportivos competitivos e oportunizando que disputem torneios oficiais.