Gaúcho da Geral é o novo secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul

“Nosso maior desafio, alinhado com o Governador Eduardo Leite, é focar na reconstrução do Estado", afirmou o titular da pasta

Gaúcho da Geral é o novo secretário do Esporte e Lazer do RS
Gaúcho da Geral é o novo secretário do Esporte e Lazer do RS - Foto: Divulgação

O deputado estadual Gaúcho da Geral foi oficializado, na quinta-feira (17), como o novo secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. “Nosso maior desafio, alinhado com o Governador Eduardo Leite, é focar na reconstrução do Estado. Vamos trabalhar intensamente para reconstruir os equipamentos de infraestrutura esportiva e de lazer nas cidades atingidas pelas enchentes”, projetou.

O novo secretário pretende intensificar os investimentos em infraestrutura esportiva e em programas que busquem integrar os jovens ao esporte como forma de inclusão social e combate à criminalidade. Além disso, a pasta deve trabalhar em conjunto com outras áreas do governo para garantir que as ações de esporte e lazer também contribuam para o desenvolvimento econômico e turístico do estado.

"Sei do tamanho do desafio, mas encaro essa nova jornada como uma grande oportunidade de continuar o trabalho que venho realizando como deputado estadual, mas agora, com a chance de poder fazer ainda mais pelo esporte gaúcho. O esporte é um instrumento fundamental de transformação social e vou seguir com o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas ao esporte, ao lazer e ao bem-estar dos gaúchos, setores essenciais para o desenvolvimento social e humano da nossa gente", analisa o novo secretário.

A TRAJETÓRIA DO NOVO SECRETÁRIO

Natural de Novo Hamburgo, Juliano Franczak, mais conhecido como Gaúcho da Geral, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2018. Está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, destacando-se pela marca de 91% de economia na verba de gabinete e nenhuma diária utilizada desde então.

Neste período, aprovou leis relevantes para a sociedade gaúcha, como a que prevê a criação de casas de abrigo para mulheres vítimas de violência e a Lei Futebol para Todos, por ingressos mais baratos para a população mais humilde. Também destinou R$ 15 milhões em emendas parlamentares para a Saúde, Educação, Defesa das Mulheres, Esporte, Cultura, Defesa das Tradições Gaúchas e Proteção dos Animais.

Outro aspecto fundamental em sua trajetória é o Grêmio, do qual se tornou um torcedor reconhecido devido a sua presença maciça nos jogos do time. Por frequentar o espaço da torcida denominada Geral do Grêmio sempre trajando bombacha, lenço, alpargatas, chapéu e com uma bandeira do Rio Grande, ganhou a alcunha que o acompanha até hoje.