Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Ginasta gaúcha conquista quatro medalhas de ouro em quatro finais e brilha em estreia nos Jogos da Juventude

Com apenas 12 anos, revelação da ginástica artística gaúcha diz se inspirar na campeã mundial Daiane dos Santos

Publicação:

08.09.2023 - Jogos da Juventude 2023 - Ribeirao Preto (SP) - de 01 a 16 de Setembro. 
Nicole Bello, da ginástica artística, com as 4 medalhas ganhas nos jogos.
Foto: Washington Alves/COB
Nicole Bello com as 4 medalhas que ganhou nos jogos - Foto: Washington Alves/COB
Por Mariana Xavier

Com apenas 12 anos de idade, Nicole Bello acaba de voltar dos Jogos da Juventude em Ribeirão Preto, com quatro medalhas de ouro na bagagem. Revelação da ginástica artística gaúcha, Nicole disputou quatro provas (individual geral, por equipes, salto e solo) e conquistou medalhas de ouro em todas.  

Os Jogos da Juventude são uma competição nacional que reúne anualmente mais de 4.500 atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Os atletas da delegação gaúcha foram selecionados por meio do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer.  A SEL também organizou a logística da participação dos atletas, disponibilizando as passagens aéreas e os uniformes, por meio de incentivo financeiro oriundo da Lei Pelé, além de atuar junto às delegações na competição. 

As medalhas dos Jogos da Juventude conquistadas por Nicole se juntam a tantas outras que a jovem atleta já possui, como a de ouro no Campeonato Sul-americano, a prata no Brasileiro Infantil, bronze no Brasileiro Juvenil e campeonatos estaduais. 

Nicole conta que foi uma experiência muito boa participar dos Jogos da Juventude. Me preparei muito para essa competição! Foi muita dedicação, foco e treinamento. Para uma primeira vez, bateu as minhas expectativas”, contou a atleta. 

A jovem não esconde a inspiração em Daiane dos Santos. Tanto que competiu ao som de "Brasileirinho", asism como a gaúcha campeã mundial de ginástica artística de 2003.

"Um dos motivos pelo qual escolhi essa música "Brasileirinho” é que a Daiane vem do mesmo clube que eu, então ela é minha inspiração. Mas a minha técnica também achou uma boa ideia, porque gosto muito de artístico e música brasileira nesse estilo. Eu adoro fazer o solo e salto, provas que estou me destacando. Mas a coreografia com essa música tem uma responsabilidade enorme por conta da Daiane", completou a atleta do Grêmio Náutico União, ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Nicole segue treinando forte para o Campeonato Brasileiro Juvenil que acontece em novembro, além das próximas competições ano que vem. Seu principal objetivo para o futuro, é claro, é tornar-se campeã olímpica. 

Secretaria do Esporte e Lazer