Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Governo do Estado recebe atletas paralímpicos que competiram nos Jogos de Tóquio 2020

Publicação:

DSC08705
09165650-dsc08705.jpg - Foto: Chico Santana

Atletas paralímpicos que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio foram recebidos, nesta quinta-feira (09), no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus. O Rio Grande do Sul esteve representado nesses jogos por 10 esportistas , que integraram a delegação brasileira formada por 260 atletas, incluindo atletas-guia,calheiros, goleiros e timoneiro.

Estiveram presentes no encontro os seguintes atletas: Maria Carolina Gomes Santiago (primeira brasileira a conquistar três medalhas de ouro na natação, uma de prata e uma de bronze nesta edição dos Jogos de Tóquio), Ruiter Antônio Gonçalves Silva (natação), Roberto Alcade (natação), Susana Schnarndorf (natação), Vanderson Chaves (esgrima) e Mônica Santos (esgrima). Todos esses atletas fazem parte da equipe do Grêmio Náutico União. Também participou da recepção o presidente do clube GNU, Paulo Bing.

O titular da SEL parabenizou os atletas pela grande performance em Tóquio e disse que, desde que assumiu a secretaria está direcionando energias para a construção de um Plano Estadual do Esporte e Lazer com metas e diretrizes para os próximos dez anos no RS. “Quando começamos essa construção e diálogo com as entidades esportivas, a primeira entidade que chamamos para ouvir as demandas foi a Faders, por entendermos a necessidade do investimento em políticas públicas para o paradesporto”, ressaltou Danrlei. Ainda lembrou que, atualmente, a SEL está com as inscrições do Paracergs 2021 abertas até o próximo dia 12 de setembro, que conta com inúmeros estudantes da rede pública e particular inscritos.

Os atletas brasileiros conquistaram 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. Garantiram pódios ao Brasil os esportistas paralímpicos que competiram em diversas modalidades do atletismo, natação, tênis de mesa, esgrima, hipismo, judô, remo, halterofilismo, bocha, parataekwondo, canoagem, goalball, futebol de 5 e maratona. Os Jogos da XVI Edição Paralimpíada ocorreram de 24 de agosto a 05 de setembro de 2021, em Tóquio.

O secretário Danrlei de Deus também recebeu representantes de municípios gaúchos na SEL:

DSC08520
09165953-dsc08520.jpg - Foto: Chico Santana
DSC08792
09165956-dsc08792.jpg - Foto: Chico Santana
Secretaria do Esporte e Lazer