SEL orienta prefeituras sobre conferências municipais de esporte em assembleia da Famurs

Ceccacci fala sobre a dinâmica das conferências municipais, que antecedem a Conferência Estadual de Esporte e Lazer - Foto: Divulgação SEL

O secretário adjunto em exercício do Esporte e Lazer, Lucas Ceccacci, a convite da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), participou, nesta sexta-feira (14),  da Assembleia de Verão 2020 organizada pela instituição. Durante o  encontro, que acontece em Capão da Canoa, explicou a dinâmica das conferencias municipais e regionais, que antecedem a Conferência Estadual do Esporte e Lazer.

Ceccacci destacou a importância da realização das etapas municipais, a cargo de cada município, antes das etapas regionais. "Queremos fomentar o esporte, através de diretrizes sólidas, construindo politicas públicas para o esporte e lazer gaúcho", afirmou. O secretário adjunto em exercício também falou sobre a conquista histórica para o esporte com a aprovação do Projeto de Lei que reduz a alíquota da contrapartida das empresas que patrocinam projetos do Pró-Esporte RS de 25% para 10% ou 5%.

As conferências municipais e regionais tem como finalidade discutir com a comunidade rio-grandense as formas de planejamento, de organização e de execução de diretrizes das políticas públicas do RS no segmento desportivo. Três eixos vão ser tratados nos encontros: esporte de rendimento, esporte educacional e esporte de participação e lazer.

Com base nas demandas apresentadas nos encontros municipais e regionais, na etapa estadual será realizada a redação final que vai elaborar um Plano Estadual do Esporte como política pública para o setor, a ser transformado em projeto de lei.