SEL dá nome de ginásio do Cete a Vinicio Guariglia, lenda do pugilismo gaúcho
Falecido em 2022, lutador e treinador fez história no esporte gaúcho
Publicação:

No intuito de homenagear uma grande lenda do boxe gaúcho, a Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) renomeou o Ginásio de Lutas do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) para “Ginásio Vinício Guariglia”. O ato solene ocorreu nesta quinta-feira (04), nas dependências do Cete, quando o diretor-geral da SEL, Bruno Ortiz Porto, representando o secretário Danrlei de Deus, descerrou a placa alusiva ao boxeador e treinador.
Idealizador da iniciativa, Bruno Ortiz Porto destacou a importância de Guariglia para o esporte gaúcho e valorizou a sua relação com o Cete, ajudando a formar esportistas e cidadãos por muitas décadas. O encontro também contou com familiares de Guariglia, entre eles o irmão e também boxeador e treinador, Vanius.
Estiveram presentes ainda o presidente da Federação Gaúcha de Boxe, Rafael Maciel, e o presidente da Federação Gaúcha de Kickboxing, Paulo Cafuringa, além de demais representantes do cenário de lutas do Rio Grande do Sul.

Guariglia, que presidiu a Federação Rio-Grandense de Pugilismo (FRGP) em duas gestões: de 1980 a 1989 e de 1998 a 2002, foi um dos grandes incentivadores do boxe amador e profissional no Rio Grande do Sul. No Cete, ele criou o Projeto Conhecendo o Boxe, onde desenvolveu a cultura de um verdadeiro centro de treinamento, preparando atletas de diversas regiões do Rio Grande do Sul para as competições. No local também possibilitou o acesso gratuito a crianças, jovens e adultos às aulas de boxe olímpico.
Em fevereiro de 2022, Guariglia morreu aos 81 anos em meio à batalha contra um câncer no pulmão. Seu falecimento causou comoção no esporte gaúcho. Como homenagem, em 2023, o campeonato de boxe Cinturão de Ouro, principal competição do calendário oficial do esporte gaúcho, foi batizado de “Vinício Guariglia”, para que o legado do treinador jamais seja esquecido.