Pró-Esporte RS aprova 19 projetos com investimentos no total de R$ de 2,6 milhões

Pró-Esporte RS

A Câmara Técnica do Pró-Esporte RS, em reunião online, realizada na última semana de outubro, aprovou 19 projetos desportivos que somam investimentos no total de R$ 2.664.817,84 nas modalidades de futsal, futebol de campo, automobilismo, motociclismo, hipismo, surf, tênis, rúgbi, jiu jitsu e pádel. O programa atua por meio de duas ferramentas: inscrição de projetos via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por meio de editais, ambos vinculados ao ICMS.

Na modalidade hipismo foram contemplados dois projetos. O 62ª Festival Hípico Noturno, da Associação Desportiva e Cultural Regimento Bento Gonçalves, que vai aplicar o investimento para realizar o concurso de saltos hípicos mais tradicional do calendário da FGEE em Porto Alegre, com competição de cerca de 200 conjuntos (atleta + cavalo). O projeto 6ª Copa de Saltos Hípica da Serra Indoor irá destinar os recursos para a realização do evento, com sete provas de hipismo, que ocorrerá nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul,  no dia 14 de novembro de 2021.

Na modalidade multiesportes foi aprovado o projeto da Associação Sport Club Serramar, que vai destinar o recurso para a  montagem temporária de uma arena multiesportes junto à Beira Mar de Capão da Canoa.

Na modalidade automobilismo foram contemplados dois projetos. A Associação Santamariense de Automobilismo, de Viamão, vai utilizar a verba para realizar a última etapa dos campeonatos regionais e nacional de Turismo 1.4, Super Turismo Gaúcho, Copa Classic e Fórmula 1.4. A Associação dos Pilotos Amadores e Preparadores de  Fórmula do RS irá destinar a verba para a promoção do Open Racing Day, que será realizado em Bento Gonçalves,  nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021,  na Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fudaparque).

Na modalidade futsal foram contemplados dois projetos. O projeto da Prefeitura Municipal de Feliz vai aplicar o recurso para a realização do campeonato de futsal infantil do município. Já o projeto ‘Liga Gaúcha de Futsal: Esporte e Cultura’, da Liga Gaúcha de Futsal,  tem como objetivo principal proporcionar um evento de aprendizado, cultura e difusão de conhecimento sobre a modalidade mais praticada no Rio Grande do Sul.

Na modalidade surf  foram aprovados dois projetos. A Federação Gaúcha de Surf vai investir na realização do Circuito “The Legends”  etapa RS, que acontece dois dias na praia dos molhes em Torres. A competição master de surf reúne os grandes atletas que fizeram a história do surf nacional. A Liga Rio-grandense de Surf vai aplicar  o valor no Surf RS Pro/AM, evento que procura resgatar o espírito das competições de surf no Estado, com foco nas novas gerações que poderão representar o país em futuras competições olímpicas e de circuitos internacionais.

Na modalidade tênis  foram contemplados dois projetos. A Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (Alec), de Novo Hamburgo, irá investir na realização da 20ª edição da Copa Thomas Engel de Tênis 2021 em conjunto com a competição de Beach Tênis. O projeto Tênis em Santana do Livramento, da Fundação Desportiva e Cultural Arena, vai destinar o recurso para a realização de um importante evento oficial da Federação Gaúcha de Tênis. A já tradicional Arena Tennis Cup envolve tenistas das mais variadas categorias infanto juvenil e adulto.

Na modalidade futebol de campo dois projetos foram aprovados. O projeto Gol a Gol da LCK Eventos e Negócios  Ltda, de Porto Alegre, vai destinar o recurso para um grande evento esportivo, buscando democratizar o futebol de campo, atendendo a outros públicos nos gêneros. O projeto 5º Copa Sarandi, do Esporte Clube Ipiranga de Sarandi, vai aplicar a verba na realização de uma competição de futebol de campo na cidade de Sarandi /RS, com a participação de 12 equipes, para atletas nascidos até o ano de 2008, na categoria SUB-13. Cada equipe poderá inscrever até 20 atletas e 5 profissionais do clube.  A disputa acontece de 16 a 19 de dezembro de 2021.

Na modalidade jiu-jitsu foi contemplado o projeto Desafio Samurai BBJ 2021, da Associação Montenegrina de Jiu Jitsu AMJJ, que vai investir para viabilizar 24 lutas de jiu-jitsu adulto e 24 lutas de jiu-jitsu kids em dois encontros tradicionalmente realizados na cidade de Montenegro.

Na modalidade motociclismo, o projeto Sulbrasileiro (Etapa Única) e Final do Gaúcho de Velocross 2021, do Moto Clube de  Arroio do Meio, irá aplicar o valor na realização do campeonato, que ocorre nos dias 04 e 05 de dezembro de 2021.

Na modalidade pádel, o projeto contemplado foi o Torneio Rogerinho Pádel Indoor, da Arena Padel Porto Alegre , que vai destinar a verba para a realização do evento, que é considerado um dos maiores torneios de pádel do RS. A competição vai reunir 88 duplas nos dias 19 a 21 de novembro de 2021.

Na modalidade de rúgbi  foi aprovado o projeto Abertão de Rúgbi 2021, da Centauros Rugby Clube, que vai investir o recurso na realização da competição. O projeto é um evento esportivo em formato de simpósio, que apresentará de forma gratuita e aberta ao público geral oficinas com diferentes fundamentos do rúgbi, a serem realizadas nos dias 04 e 05 de dezembro de 2021.

O projeto XIII Olimpíada Regional do 4º Conselho das APAEs do Rio Grande do Sul, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí , foi contemplado com recursos do Pró-Esporte RS para que fosse possível a realização do evento, que acontece em Ijuí.

O projeto Copa Sul de Beach Soccer 2021, da Federação de Beach Soccer e Esportes de Areia do RS, também foi aprovado com verba do Pró-Esporte RS para a realização da competição, que vai ocorrer em novembro de 2021, no município de Feliz.