Pró-Esporte RS aprova nove projetos esportivos com investimento de aproximadamente 1,7 milhão

Por Ascom/Sel

A Câmara Técnica do Pró-Esporte RS, em reunião por videoconferência, realizada nesta quarta-feira (16), aprovou nove projetos desportivos que somam investimentos no total de aproximadamente R$ 1,7 milhão nas modalidades de futsal, futebol de campo, surfe, hipismo, tênis, automobilismo e basquete. O encontro foi presidido pelo secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas.

Na modalidade futsal foi aprovado o projeto Ensinando Futsal, da Associação Ibirubá de Futsal. O recurso será destinado para democratizar a prática do esporte educacional, na modalidade do futsal, com alunos na faixa etária dos 06 a 13 anos de idade.

Na modalidade de futebol de campo dois projetos foram contemplados.  O Base União Frederiquense, de Frederico Westphalen, investirá no treinamento das categorias de base do clube, que vão disputar a Copa Sub 19 e o Estadual Noligafi. O Safurfa Meninos de Ouro, do Safurfa Esporte Clube, irá aplicar o recurso na criação de uma escolinha de futebol de campo para crianças e adolescentes de 08 a 17 anos, na cidade de Marau.

Na modalidade surfe, o circuito “The Legends”- etapa RS, da Associação de Surf de Porto Alegre, vai destinar o investimento para a realização do evento, que acontece de 29 a 31 de outubro de 2020, em Torres.

Na modalidade hipismo, o Festival Hípico Noturno 2020, da Associação Desportiva e Cultural Regimento Bento Gonçalves, irá aplicar o valor na realização da 61º edição do evento, que ocorre de 9 a 22 de novembro de 2020, em Porto Alegre.

Na modalidade tênis, o projeto Fomento ao Tênis 2020, da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura vai investir o recurso para contemplar dois eventos do segmento. A Copa ALJ 157 anos de tênis infanto juvenil e a Copa Thomás Engel, que ocorrem em outubro e novembro de 2020.

Na modalidade automobilismo, o Kart - Um Esporte em Evolução, da Associação dos Pilotos Amadores e Preparadores de Fórmula do RS irá destinar o valor para que o piloto Eduardo Lazzari possa disputar três competições nacionais e uma internacional.

Na modalidade basquete dois projetos da Associação Sojão Basquete Clube de Santa Rosa foram aprovados. O Sonho de Gigantes irá aplicar o valor nos treinamentos dos atletas da categoria adulto masculino, que vão participar do Estadual de Basquete e do Sul-Brasileiro 2020-2021. O Sonho de Gigantes Base com o recurso manterá os treinamentos das categorias de base e participação no campeonato Estadual.

Pró-Esporte RS

O Pró-Esporte RS, definido na Lei 13.924/12, tem como objetivo promover a aplicação de recursos financeiros em projetos de fomento à prática esportiva e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas e modalidades. O programa atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), através de incentivo do ICMS a empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado com investimentos de forma direta do Estado por meio de Editais.

A Câmara Técnica do Programa é responsável pelo julgamento do mérito dos projetos esportivos com base no Regimento Interno, e delibera sobre os procedimentos de repasse de recursos aos proponentes.