Protocolo de segurança para reabertura de quadras esportivas é discutido entre Estado, Assembleia e representantes do Setor

Foto: Divulgação/Sel
Por Ascom/Sel

Esporte é saúde física e mental – consenso comprovado cientificamente e que, em tempos de pandemia, ganhou força, volta à tona como uma necessidade para enfrentamento desses tempos difíceis. Nesta quarta-feira (2/9) o secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, participou de reunião remota com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, com o presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo, e representantes da União das Quadras Esportivas do Rio Grande do Sul sobre a retomada das atividades.

A solicitação é para a reabertura desses locais. Conforme a entidade, em todo o Estado são 4.500 quadras e o funcionamento delas envolve o sustento de 18 mil famílias. Bruno Carrão, presidente da União das Quadras, garantiu que a reabertura, quando liberada, se dará “seguindo os protocolos de segurança que propomos, medindo temperatura, anotando o RG de cada jogador e em parceria com as secretarias municipais de Saúde”.

Da parte do governo do Estado houve a ponderação que, apesar de existir boa vontade para atender o pedido, há de prevalecer a segurança e a saúde dos profissionais envolvidos e de quem utilizar as quadras para a prática esportiva. No dia 1º de setembro, a Secretaria da Saúde emitiu a Portaria SES 582/2020, que dispõe sobre medidas de prevenção da Covid-19 para atividades esportivas e práticas corporais, profissionais ou amadores.

De acordo com o secretário Vargas, é preciso ponderar sobre a importância da atividade esportiva neste momentos de pandemia, não só em relação à saúde física e mental, mas também pela importância da atividade econômica. “Devemos estabelecer normas e critérios para a retomada das atividades esportivas nos clubes e academias primando sempre pela saúde de todos. Nosso atual momento ainda não permite, segundo a Secretaria de Saúde, a reabertura das quadras para a prática de atividades coletivas, mas acredito que esse será o próximo passo com o controle da pandemia e a diminuição gradual dos níveis de contaminação da Covid-19”, acrescentou.

• Clique aqui e acesse o texto completo da Portaria SES 582/2020 de 1°/9/2020.